Desde 1984
Região
09 de Novembro de 2023
Amepi recebe evento da AMM com debates de pautas municipalistas
Erivelton Braz
Presidente da AMM discursa em evento na sede da Amepi

Prefeitos, vices e secretários participam de evento com muitos painéis técnicos com a abordagem de temas relevantes às gestões municipalistas como tecnologia, marketing, lei de responsabilidade fiscal, entre outros.

A sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi), em João Monlevade, recebeum na quarta-feira (8), o evento “AMM nas Micros”, projeto da Associação Mineira de Municípios (AMM). O encontro tem parceria do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba (Consmepi) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Presentes, o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius (PSDB), o prefeito anfitrião, de João Monlevade, Laércio José Ribeiro (PT), além de outros chefes do executivo do Médio Piracicaba, vices-prefeitos, secretários, assessores, presidentes de câmaras, vereadores, autoridades e lideranças regionais. O presidente da Amepi, o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSD), enviou vídeo de boas-vindas. Ele está em missão em Barcelona (Espanha) sobre Cidades Inteligentes e Sustentabilidade. No vídeo, Marco Antônio  saudou os prefeitos e disse que busca aprender práticas que podem ser implantadas na região e defendeu a causa dos municípios. 
                                                                                                                                                                                            Segundo a AMM, a união dos prefeitos é fundamental neste momento em que os municípios enfrentam dificuldades  financeiras com a queda de arrecadação. O discurso do presidente da AMM, na abertura do evento, focou nesta temática.  Na avaliação de Dr. Marcos, o problema é estrutural e afeta os municípios e, principalmente, o cidadão, pois diminuem os investimentos.  Conforme o presidente, “este momento é totalmente diferente daquele pelo qual passamos em 2018, quando fomos furtados. O contribuinte pagava o IPVA, o ICMS, e o dinheiro não retornava ao município. Este cenário em que a gente vive hoje é de crise nacional. Falo com propriedade, porque, somente na semana passada, tivemos uma perda de R$ 32 bilhões com a Petrobras. E isso tem tudo a ver conosco, porque 6% do nosso FPM de 2022 veio do Imposto de Renda da Petrobras”, frisou.

Para o prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT), é imprescindível os gestores públicos e suas equipes de trabalho nas prefeituras participarem dos eventos do AMM nas Micros e cursos oferecidos pela AMM. “É importante buscar experiências e conhecimentos nesses cursos e eventos para todos os municípios de acordo com cada realidade. Agradeço a presença do presidente Dr. Marcos e de toda a equipe da AMM, aqui, no município, para trazer capacitação aos funcionários das prefeituras e a nós, gestores.”
                                                                                                                                                                                             Homenagem à Amepi
No evento, foi entregue uma placa de homenagem da AMM à Amepi, ao secretário da associação e prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla (Avante). O gestor agradeceu a homenagem, em nome do presidente da Amepi e prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, e salientou como é importante os municípios se unirem e se afiliarem às associações, como a Amepi, a AMM e a CNM. “Nós precisamos voltar com a integração e união dos prefeitos. Temos que lutar pela nossa região, pelo nosso Estado, pelo nosso País. As associações são ferramentas de trabalho que usamos muito, pois elas lutam e defendem os prefeitos (os municípios).”   
                                                                                                                                                                                            Prêmio
Vencedor do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, Eixo Educação “Projeto Educação no Quilombo Caxambu”, o prefeito de Rio Piracicaba, Augusto Henrique da Silva (Cidadania), falou sobre o projeto e ações do município. Em uma emocionante apresentação, o Coral Afro Vozes de Caxambu, do distrito de Padre Pinto, em Rio Piracicaba, encantou a todos com belas canções e apresentação artística repleta de símbolos e significados. Os integrantes são da Escola Bernardo Ferreira Guimarães, que recebeu apoio da administração e foi “case” na premiação. Eles emprestaram suas vozes a cânticos tradicionais e populares, com muito ritmo e danças.
                                                                                                                                                                                              Apresentações técnicas

Em seguida, dentro da programação do “AMM nas Micros” aconteceram palestras técnicas com conteúdos específicos à região. Após a abertura solene, foram apresentadas palestras técnicas com a arquivista da 1 Doc, Michelle Witkowski, que falou sobre a digitalização e a tecnologia dos processos das prefeituras. Os serviços e produtos da AMM foram apresentados pelo coordenador de Comercial e Serviços da AMM, Rodrigo Lázaro.
O tema “Qual é a marca do seu governo, como identificar, construir, comunicar e transformar ações de políticas públicas em marca de governo, resultando maior conexão com os cidadãos” foi apresentado pelo coordenador de consórcios da AMM, Leandro Rico.


Na sequência, a especialista em Marketing Digital, Flávia Freitas, falou sobre “Marketing Digital para políticos”, quando apresentou cases de sucesso e dicas importantes aos gestores. O consultor Ângelo Roncalli fez a palestra sobre a “Apresentação da CNM – pauta municipalista.
Um dos temas mais demandados pela gestão pública municipal a “Lei de Responsabilidade Fiscal” foi apresentado pelo advogado Jorge Cançado Neto; e a palestra “Condutas vedadas no último ano de mandato” foi ministrada pelo advogado especialista em direito eleitoral, Acácio Wilde Emílio dos Santos. Para encerrar o evento, um dos temas mais preocupantes para as gestões municipais – a LC 1712023 – ficou sob a responsabilidade da assessora técnica de saúde da AMM, Juliana Marinho. O encontro foi classificado como bastante positivo pelos prefeitos e vices participantes, além da equipe técnica da Amepi e Consmepi.  

AMM nas Micros
Aproximar a AMM das microrregionais é o objetivo deste projeto da Associação, que tem como missão apoiar as pautas específicas de cada região do Estado; organizar eventos de capacitação dos servidores municipais por meio de palestras com especialistas em gestão pública; além de auxiliar na conquista de projetos e recursos para os municípios da área de abrangência de cada microrregional. Dentro da programação do AMM nas Micros, é oferecido, gratuitamente, palestra técnica ou um curso da Escola de Gestão Municipalista (EGM) aos participantes, de acordo com a demanda de cada microrregional. O projeto “AMM nas Micros” tem a meta de percorrer todo o Estado, em parceria com as microrregionais, os consórcios e a Confederação Nacional de Municípios (CNM).