Desde 1984
Região
05 de Março de 2021
Municípios do Médio Piracicaba iniciam adesão a consórcio para comprar vacinas contra o coronavírus

Municípios da região já manifestaram interesse em participar de um consórcio intermunicipal para aquisição de vacinas contra a Covid-19. O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), já assinou o formulário de adesão ao projeto, elaborado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Nesta sexta-feira (5), o Executivo terá acesso à minuta do projeto de lei a ser enviado à Câmara Municipal, que formaliza o ingresso da Prefeitura itabirana à iniciativa.
Em São Gonçalo do Rio Abaixo, o prefeito Raimundo Nonato Barcelos, o “Nozinho” (PDT), também já assinou o protocolo de intenções junto à FNP. Em comunicado, o Executivo são-gonçalense diz que “objetivo do consórcio é estabelecer alternativa técnica e juridicamente segura para a aquisição de vacinas contra a Covid-19, além de aquisição de medicamentos, equipamentos e outros insumos de interesse dos municípios. Outra intenção é estabelecer alternativa técnica e juridicamente segura para a aquisição de vacinas contra a Covid-19, além de aquisição de medicamentos, equipamentos e outros insumos de interesse dos municípios”. 
Outro município a demonstrar o intento de aderir ao consórcio é Nova Era. Segundo o prefeito, Txai Costa (Rede), o protocolo de participação já foi assinado por ele e pelo secretário de Saúde do município, Walder Drumond. Costa ressalta que a iniciativa não compete com o Plano Nacional de Imunização (PNI), através do qual o governo federal remete as doses aos municípios, mas cria uma nova alternativa para que as Prefeituras consigam mais vacinas, com preços mais baixas e em menos tempo.