Desde 1984
Geral
20 de Fevereiro de 2021
Defesa Civil de Monlevade em alerta devido a risco de enchente
DivulgaçãoAcomPMJM

As chuvas dos últimos dias colocaram em alerta a Defesa Civil de João Monlevade. Como a próxima semana deve ter consideráveis precipitações, o órgão monitora os níveis do rio Piracicaba e adverte as populações das áreas mais sensíveis para o risco de alagamentos e deslizamentos de terra. 
Em caso de inundação, a Defesa Civil aconselha a não deixar crianças em casa sozinhas, manter sempre prontos água potável, roupa e remédios, caso tenha que sair rápido de casa. Também é recomendável avisar vizinhos, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil sobre o perigo, no caso de casas construídas em áreas de risco e em áreas afetadas pela enchente, assim como convencer as pessoas que moram em áreas de risco a saírem de casa durante as chuvas.
O serviço de proteção civil também recomenda que se coloque documentos e objetos de valor em um saco plástico bem fechado e em local protegido. Outros conselhos são de que desconecte os aparelhos elétricos das tomadas e não utilize eletrodomésticos que tenham sido molhados, pois há risco de choque elétrico. Fechar o registro de água, e não deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos: elas podem ser levadas pela correnteza ou contrair doenças como hepatite e leptospirose. Sobretudo, 'tenha um lugar previsto e seguro, onde você e sua família possam se alojar. Salve e proteja, antes de tudo, sua vida, a de seus familiares e amigos'.
A Defesa Civil pode ser acionada 24 horas por dia pelo telefone (31) 98766-4008.