Desde 1984
Geral
12 de Janeiro de 2021
Independência e muito trabalho
Novo presidente da Câmara de João Monlevade, Gustavo Maciel (Podemos) defende a independência entre os poderes e vê Legislativo combativo, com vereadores querendo trabalhar para acertar

O novo presidente da Câmara de João Monlevade, o vereador Gustavo Maciel (Podemos), defende a independência da Câmara em relação aos Poderes Executivo e Judiciário. Em entrevista ao A Notícia, ele afirma que a independência dos vereadores deve ser demonstrada desde a campanha eleitoral. 'Não acho legal candidato declarar apoio a prefeito desde a campanha. Afinal, os poderes são independentes. Vereador, prefeito e o judiciário devem trabalhar em harmonia, mas de forma independente', afirmou ele, que não declarou apoio ao prefeito na campanha.

Gustavo Maciel disputou as eleições pela primeira vez no ano passado e recebeu 394 votos. Duas semanas após a vitória nas urnas, ele participou de reunião na Câmara. Na plateia, foi surpreendido com a declaração de apoio do então presidente, Leles Pontes (Republicanos). “Leles disse que votaria em mim se eu colocasse o nome para a presidência. Foi uma surpresa”, conta. A partir daí, o nome dele começou a ser especulado entre os parlamentares para assumir o cargo mais importante do Legislativo, o que se concretizou no dia da posse (1).

De perfil conciliador, Gustavo Maciel prevê que a Câmara será combativa, com os vereadores trabalhando muito para acertar e fazer sempre bem feito. 'Vejo que teremos bons embates, muitas ideias. Os vereadores estão chegando com vontade de trabalhar e já começaram, enviando ofícios à presidência. Muitos com vontade de mostrar a cara', afirma. Ele ainda acredita que os colegas da legislatura vão se dedicar para fazer o melhor.

Carteira de Identidade

O presidente acredita que não só os parlamentares, mas a Câmara como um todo deve prestar os melhores serviços para a comunidade, com bom atendimento e respeito. Gustavo Maciel quer manter o Procon em funcionamento na sede do Legislativo e retomar a emissão de carteiras de identidade. Para ele, o setor de identificação tem condições de emitir pelo menos 40 documentos por dia. Nesta semana, ele deve se reunir com o delegado regional Paulo Tavares par tratar do assunto formalmente. Para a emissão das carteiras, Gustavo Maciel afirma que vai tentar implantar um novo sistema de geração de senhas online, para ter mais transparência e facilitar a vida do cidadão.

Ciclista

Adepto ao ciclismo, Gustavo Maciel defende o uso de bicicletas como opção de mobilidade em João Monlevade. Para ele, a cidade pode ter mais ciclofaixas, ciclovias, bicicletários e ações que promovam o esporte. 'A bicicleta é boa para a saúde, o meio ambiente e a locomoção das pessoas. Como vereador, essa é uma de minhas bandeiras', afirma.