Desde 1984
Região
06 de Janeiro de 2021
Prefeitos vão definir ações conjuntas contra a covid na região
Sérgio Henrique BragaAcom PMJM
Prefeitos de Itabira, Marco Antonio Lage, de João Monlevade, Laércio Ribeiro e o presidente da Amepi, Fernando Rolla


Prefeitos dos municípios que integram a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi) se reuniram para discutir a criação de um comitê de enfrentamento à Covid-19. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (6), após posse dos presidentes da associação e demais consórcios regionais.

O objetivo é elaborar medidas e ações conjuntas a serem adotadas por todos os municípios do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (Cismepi), do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste (Ciscel) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga (Cisamapi).

O presidente da Amepi e prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla (Avante) e o vice-presidente, Marco Antônio Lage (PSB), que é prefeito de Itabira, sugeriram aos demais, a realização de uma videoconferência com intuito de definirem tais medidas. A reunião online foi agendada para a próxima sexta-feira (8).

O intuito é que até a próxima semana todas as cidades que integram os três consórcios estabeleçam medidas semelhantes para o enfrentamento da doença, respeitando as particularidades de cada região. 'Vamos trabalhar em conjunto, sem uma integração regional, fica difícil combater a covid nas cidades do Medio Piracicaba. Precisamos de todos nesse enfrentamento', destacou o presidente da Amepi Fernando Rolla.

O presidente do Cismepi, o prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro, que é médico, alertou para o risco de sobrecarga do Hospital Margarida. Ele ficou de compartilhar o decreto publicado hoje no município, para servir de modelo para cada município. Laércio também anunciou que, via Cismepi, buscou reservar doses de vacinas contra a Covid-19 para a região, encaminhando para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) um pedido de reserva do imunizante.

Campanha

No encontro, foi sugerido pelo prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, a criação de uma campanha regional de conscientização da população. A ideia seria para perseguir a 'Onda Verde', para que os municípios retomem os funcionamentos com segurança.