Desde 1984
Região
25 de Novembro de 2020
Nas urnas e no TRE - Tribunal dá vitória a Marco Antônio Lage
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acatou por unanimidade o recurso apresentado pelo prefeito eleito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), contra a cassação de sua candidatura. A sessão foi realizada na tarde desta quarta-feira (25). Após a decisão do TRE, o prefeito vencedor no pleito do dia 15 de novembro, está apto a tomar posse no dia 1º de janeiro de 2021 e assumir a Prefeitura.

Após denúncia apresentada pelo Partido Social Cristão (PSC) itabirano à Justiça Eleitoral, a candidatura de marco Antônio Lage foi impugnada há três semanas para as eleições. O PSC alegou que o então candidato, não deixou os cargos que exercia na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) Cemig e no Instituto Minas Pela Paz, nos prazos legais para disputar as eleições.

No entanto, com seis votos favoráveis, os desembargadores entenderam que o cargo ocupado por Marco Antônio na Cemig, não desempenhava funções de direção, apesar de possuir tal nomenclatura e, que por isso, a perda do prazo de desincompatibilização do cargo em nada interferiu em sua condição de ser candidato a prefeito neste ano. Marco Antônio Lage, em 2021, será o 40° prefeito de Itabira.