Desde 1984
Geral
16 de Outubro de 2020
Informe - Crea-MG reelege presidente e reafirma compromisso de interiorização de serviços
Arquivo JAN
José Pedro Gomes, presidente da Associação dos Engenheiros de Monlevade e Eduardo Quaresma, inspetorchefe
Os profissionais de engenharia, agronomia e geociências de Minas Gerais e do Brasil elegeram, no dia 1º de outubro, seus representantes às presidências dos conselhos estaduais e federal. Em Minas Gerais, o engenheiro Lucio Fernando Borges foi reeleito presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) para a gestão 2021/2023.

O processo eleitoral escolheu, também, os diretores regionais geral e administrativo da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MG (Mútua-MG), respectivamente o engenheiro industrial mecânico Abelardo Ribeiro de Novaes Filho e a engenheira civil Júnia Neves, além dos inspetores de 60 unidades de atendimento do Conselho em todo o estado.

José Pedro Gomes, engenheiro mecânico, presidente da Associação dos Engenheiros de João Monlevade (AEJM), orgulhoso com seus 57 anos de registro de Crea-MG e um profissional referência na cidade, não esconde seu contentamento com o trabalho do Conselho na região e no estado.

“O expressivo número de participantes em João Monlevade nas eleições do Crea-MG é um reconhecimento pelo trabalho realizado na gestão Lucio Borges. Acho que é possível fazer mais e mais ainda. Que as iniciativas em andamento sejam aprimoradas e lançadas novas”, defende o experiente profissional.

O presidente reeleito do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, teve em sua primeira gestão a interiorização como uma de suas principais marcas. Ele já reafirmou esse compromisso para a próxima gestão.

Uma mostra dessa política da entidade é o protocolo de intenção firmado com a Associação Mineira dos Municípios (AMM), em 2019, para apoiar os municípios, mediante assinatura de convênio, com o objetivo de promover melhorias nos aspectos de segurança, bem-estar social e humano e equilíbrio ambiental.

Novos inspetores para Monlevade

Para a Inspetoria do Crea-MG em João Monlevade, que abrange cerca de dez cidades da região, a chapa composta por Eduardo José Quaresma, inspetor-chefe, Patrícia Fraga Bruzzi, inspetora-secretária, e Vitor Roberto Martins Pereira Souza, inspetor-secretário, foi a vencedora das eleições, também para o mandato 2021/2023.

O engenheiro civil, Eduardo Quaresma, que coordenará as ações na Inspetoria de João Monlevade do Crea-MG, entende que é mesmo preciso reforçar a parceria com os municípios. Particularmente aqueles mais carentes de equipes técnicas especializadas.

Para que isso se dê é preciso ouvir profissionais, gestores públicos e privados e, claro, a sociedade. 'Queremos sugestões, recomendações, construir políticas públicas que atendam a todos”, pontua. Ainda para ele, o momento atual, com a pandemia do novo coronavírus, é uma ótima oportunidade para reflexões. Uma delas é sobre a importância do trabalho profissional das engenharias no dia-a-dia das pessoas. E a um custo-benefício que poucos têm conhecimento.