Desde 1984
Variedades
11 de Setembro de 2020
Abertas inscrições para a 3ª Olimpíada Itabirana de Matemática
A Olimpíada Itabirana de Matemática - OIM é uma competição voltada para alunos das redes pública e privada da cidade de Itabira e região. É promovida pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Unidade João Monlevade, com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Segundo os organizadores, a olimpíada tem como objetivo principal revelar novos talentos na região e em sua terceira edição já percebe a união de escolas, professores, famílias e estudantes em busca de medalhas como reconhecimento da dedicação e empenho nos estudos. Entretanto, as coordenadoras da OIM destacam que o principal resultado é o estímulo ao estudo da matemática e a desmistificação dos tabus que rondam a disciplina.

A premiação continua como nas edições anteriores: 10 medalhas de ouro, 15 medalhas de prata, 25 medalhas de bronze e menções honrosas de acordo com a pontuação obtida nas duas fases. A primeira delas consta de quinze questões objetivas, aplicada a todos os inscritos. Já a segunda fase é composta de cinco questões dissertativas e será realizada apenas pelos alunos que se destacarem na primeira fase.

Este ano, devido à realidade enfrentada pelas escolas, a OIM será realizada de maneira completamente digital. Os estudantes farão as provas na segurança de suas casas, por meio de uma plataforma desenvolvida exclusivamente para essa finalidade. Com isso, a organização conta com a participação de todos para que 2020 se consolide como um ano de superação das dificuldades e união em prol da educação.

Uma sugestão aos alunos que pretendem se preparar para a OIM é acessar as provas das edições anteriores, disponíveis no site https://sites.google.com/view/olimpiada-oim. Outras informações sobre a OIM são publicadas também no Instagram e Facebook, no perfil @olimpiada.oim. As inscrições terminam hoje (11) e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/H4W4Juj5VGd7TuD7A. Outras informações pelo email: itabiramat@gmail.com.