Desde 1984
Variedades
11 de Setembro de 2020
Pela internet, Monlevade recebe projeto Pint of Science
Reprodução
O apresentador do Pint Monlevade, Edio Souza, e a professora de Química da Uemg, Fabrícia Nunes de Jesus Guedes
Evento online debate conhecimento e cultura



Nesta semana, João Monlevade recebeu diversão e conhecimento através da internet. De terça (8) até ontem (10), a cidade sediou mais uma edição do Pint of Science, evento que leva o conhecimento científico ao grande público de forma descomplicada e informal. Originalmente realizado em bares, desta vez, a iniciativa foi online, em respeito às normas de segurança propostas pelas autoridades em saúde.

A abertura, no dia 8, ficou a cargo do professor Vicente José Peixoto de Amorim, que ministrou palestra sobre “Ciência e inovação tecnológica no combate à Covid-19”. No dia 9, no mesmo horário, a também professora Fabrícia Nunes de Jesus Guedes falou sobre “Desafios e oportunidades da Química em tempos de pandemia”. Antes, às 15 horas, a também professora Ana Paula Cota Moreira apresentou a palestra sobre “Administração e inovação: perspectivas e oportunidades”.

Ontem (10), às 15 horas, o professor e psicólogo Rinaldo Conde Bueno falou sobre “O que a ciência diz sobre suicídio?”, tema fomentado durante o Setembro Amarelo, que aborda a questão. Já às 19 horas, o professor Jean Carlos Machado Alves encerrou o evento, falando sobre “Engenharia da Sustentabilidade – Um caminho pós-pandemia”.

O Pint of Science foi realizado simultaneamente em 73 cidades de todas as regiões do país. O evento de 2021 já tem data prevista: 17 a 19 de maio. A iniciativa em Monlevade é da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) com apoio da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e da Faculdade Doctum de João Monlevade. A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de João Monlevade (Acimon), através do Comitê Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social (CP10); Sicoob Credimepi e Buffet Barenze também são parceiros do projeto local.