Desde 1984
Região
09 de Julho de 2020
Novo Tratamento para varizes será ofertado na rede pública em São Gonçalo do Rio Abaixo
Anágnia Flóis ACOM PMSGRA
Centro de Especialidades em Saúde de São Gonçalo

A rede pública em São Gonçalo do Rio Abaixo vai implantar uma inovação em tratamento de varizes. A partir do dia 31 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar a escleroterapia, uma técnica inovadora no tratamento de veias dilatadas. A novidade será ofertada no Centro de Especialidades em Saúde (CES) e consiste em aplicações de injeções em forma de espuma medicamentosa.

O procedimento é uma alternativa de excelência, pois elimina cortes e internação, realizado no ambulatório e o paciente volta para casa no mesmo dia. “É um tratamento relativamente novo e apresenta menor risco de complicação. É feito nas veias mais grossas, contribuindo para eliminar o risco de tromboses e dores nos pacientes”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Aliete Ana Dias Vespasiano.

O procedimento será realizado pelo médico angiologista Marcos Contini Sanches, credenciado ao Consórcio Intermunicipal de Saúde Centro Leste (Ciscel). Os pacientes encaminhados à escleroterapia possuem varizes calibrosas. Uma injeção com espuma medicamentosa fecha todo o vaso doente e o procedimento é guiado por ultrassom.

Inicialmente, 12 pacientes são-gonçalenses serão contemplados com a escleroterapia. Todos tinham indicação cirúrgica e terão o problema solucionado com uma anestesia local sem a necessidade de internação. “Promover ações que contribuam diretamente na melhoria de vida e bem estar das pessoas é dever do poder público. Seguimos atentos a essa questão e toda tecnologia é bem vinda em nosso município, especialmente as relacionadas à área de saúde”, destaca o prefeito Antônio Carlos.

Acesso

Segundo a Prefeitura, o interessado em realizar o tratamento deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa e agendar uma consulta. Após avaliação clínica, o médico realizará o encaminhamento do paciente para o tratamento no CES.