Desde 1984
Região
26 de Junho de 2020
Campanha de Vacinação contra o Sarampo segue até 30 de junho em São Gonçalo do Rio Abaixo
São Gonçalo do Rio Abaixo promove até o dia 30 de junho a 4ª etapa de vacinação contra o Sarampo. Nesta fase, o público prioritário são pessoas de 20 a 49 anos e as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A coordenação da Vigilância Epidemiológica destaca que a vacinação contra o sarampo é uma recomendação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e tem o objetivo de proteger a população e controlar possíveis surtos da doença.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação. A única forma de prevenção é a vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

A Secretaria de Saúde lembra que, na hora de se vacinar, é importante o uso da máscara e manter distância de segurança mínima de um metro e meio das outras pessoas. A vacina é contraindicada durante a gestação porque é produzida com o vírus do sarampo vivo. 'Quem não tomou alguma dose da vacina, perdeu o cartão ou não se lembra de ter se vacinado é recomendável que procure a UBS mais perto de casa', reforça a Secretaria de Saúde.