Desde 1984
Região
18 de Maio de 2020
Adutora se rompe e deixa parte de Itabira sem água
Não é somente João Monlevade que sofre com a falta de água. Em Itabira, uma adutora próxima à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Gatos se rompeu, deixando quinze bairros sem abastecimento. Técnicos do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE) estão trabalhando para reparar o defeito, e o serviço deve terminar às 17 horas. Para minimizar o problema, a Vale disponibilizou cem mil litros de água, que serão distribuídos em caminhões-pipa.

A ETA Gatos fornece água para os bairros Campestre, Bela Vista, Nova Vista, Nossa Senhora das Oliveiras, Eldorado, São Francisco, Pedreira, Penha, Santo Antônio, São Pedro, Vila Cisne, Vila Paciência, Cento e Cinco, Cidade Nova e Santa Inês.

O problema é semelhante ao que aflige João Monlevade desde a última quarta-feira (13), quando uma adutora se rompeu no bairro Nova Cachoeirinha, defeito que demandou mais de 24 horas ininterruptas de serviço para ser reparado. Na quinta-feira (14), outra adutora se rompeu, desta vez em uma área de difícil acesso no bairro Ponte Funda. A água derramada e as chuvas deixaram o solo encharcado, dificultando os trabalhos. Desde então, quase toda a cidade ficou sem água. O defeito somente foi consertado ao meio-dia deste domingo (17), mas, mais de 24 horas depois, residências de diversos bairros continuam com as torneiras secas.