Desde 1984
Região
19 de Março de 2020
São Gonçalo institui Comitê de Enfrentamento à Pandemia
DivulgaçãoACOMPMSGRA
A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Rio Abaixo segue intensificando as ações em virtude da pandemia do coronavírus. Um Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 foi instituído nesta quinta-feira (19), pela Secretária Municipal de Saúde, Luciana Bicalho.

O Comitê tem caráter deliberativo com competência extraordinária para acompanhar a evolução do quadro epidemiológico do novo coronavírus, além de adotar e fixar medidas de saúde pública necessária para a prevenção e o controle do contágio e o tratamento das pessoas afetadas.

Profissionais de vários setores da Secretaria de Saúde integram o Comitê, e a equipe é representada por dois médicos, coordenadores do setor de atenção primária, do Transporte Fora Domicílio (TFD), do Transporte da Saúde, do Centro de Especialidades em Saúde (CES), do Caps, do Centro de Reabilitação, da Vigilância em Saúde, do Pronto Atendimento, da enfermagem do Pronto Atendimento, da enfermagem do Caps, além de uma assistente social e uma psicóloga.

Luciana Bicalho ressalta a importância da inciativa. “São Gonçalo do Rio Abaixo não registra caso suspeito da doença, mas independente do cenário são necessárias medidas rigorosas para que tenhamos os melhores resultados possíveis. Ações temporais de prevenção ao contágio e de enfrentamento e de contingenciamento precisam ser seguidas conforme orienta a Organização Mundial de Saúde e é isso o que estamos e vamos continuar fazendo”, enfatiza a secretária.

Exames eletivos

Visando reduzir o contato social, a partir desta sexta-feira (20), os exames laboratoriais eletivos estão suspensos no Pronto Atendimento (PA) municipal. A unidade está orientada a realizar somente exames emergenciais. Tão logo o atendimento seja normalizado, a população será informada.