Desde 1984
Geral
14 de Fevereiro de 2020
Cerimonial Flávia Santos comemora 14 anos de sucesso
Fala das Imagens
Flávia Santos: amor e dedicação exclusiva ao cerimonial
“Dentro da realidade de mercado, o cliente pode ter qualquer orçamento que conseguimos produzir um evento para ele, seja mais simples ou mais sofisticado”

A monlevadense Flávia Magalhães dos Santos Bretas é referência na cidade quando o assunto é cerimonial. Em 2020, ela comemora 14 anos de atividades no ramo, buscando se aperfeiçoar cada vez mais, participando de cursos renomados, entre eles, com os decoradores Daniel Cruz e Constance Zahn, referências no assunto no Brasil.

Trabalhando em festas praticamente em todos os fins de semana, Flávia Santos não atua apenas em casamento, mas também em formaturas, 15 anos, aniversários, eventos corporativos, festas infantis, entre outras. Ela oferece assessoria completa, para todos os preparativos antes da festa, assessoria apenas no dia, além de assessoria online para as pessoas que moram fora.

“Estamos sempre buscando novas idéias e aplicando novas tendências. Mas nem sempre o que está usando se encaixa no perfil e na realidade do cliente. Fazemos o evento personalizado de acordo com o gosto do cliente”, explica Flávia. Segundo ela, ao ser contratada, ela faz um estudo completo do perfil do contratante. “Dentro da realidade de mercado, o cliente pode ter qualquer orçamento que a gente consegue produzir um evento para ele, seja mais simples ou mais sofisticado. A questão não é ter muito dinheiro, é fazer boas escolhas”, enfatiza.

“O meu tempo é totalmente dedicado ao cerimonial. Consequentemente, dedicando mais tempo, o cliente vai ter uma festa mais bonita, mais bem decorada, mais estudada. Fazemos toda essa logística”, explica. Segundo Flávia, o pré-evento com total acompanhamento é muito importante. “O antes do evento corresponde a 80% do evento. Fazendo um bom planejamento, no dia só nos dedicamos à execução”, conta.

Equipe

Flávia Santos destaca a importância de sua equipe para o sucesso do evento contratado, enfatizando que os recepcionistas são muito bem preparados e, muitos deles, trabalham com ela há mais de cinco anos. “Minha equipe é mais de 50% do meu evento. Sem uma equipe, a gente não consegue trabalhar sozinho. Procuramos trabalhar sempre com as mesmas pessoas. E os novatos passam por todo um treinamento antes de iniciar”, enfatiza. Segundo ela, a equipe é extremamente dedicada e gosta muito de trabalhar com cerimonial.

Fornecedores

Flávia explica que, ao indicar fornecedores para seus clientes, ela sempre dá preferência aos profissionais da cidade. “Em Monlevade, temos excelentes profissionais, só buscamos fora quando é exigência do cliente ou quando não encontramos aqui”, afirma. “Os fornecedores são parceiros que agregam valor para o evento e para nossos clientes. Fazemos parcerias sempre visando beneficiar o cliente dentro daquilo que ele quer com o melhor custo X benefício', comenta.

Como tudo começou

Flávia conta que o gosto por trabalhar com público surgiu quando ela morava em Portugal, onde atuou em diversos tipos de vendas, até se tornar promotora de vendas de vinhos, contratada pela Herdade do Meio. Depois de cinco anos no país europeu, a vontade de ficar perto da família falou mais alto e ela voltou para o Brasil. “Desempregada, virei sacoleira até ser convidada pela empresária Maria Aparecida Gonçalves (Cida do Bitu's) para trabalhar de recepcionista nas festas realizadas no local. Sou muito grata a ela, pois foi a partir daí que surgiram várias oportunidades profissionais”, conta Flávia emocionada.

A cerimonialista relembra que não ficava limitada ao seu trabalho de recepcionista, e procurava sempre outras atividades para desenvolver nas festas. “Eu ia às mesas perguntar se os convidados precisavam de alguma coisa e acabava recebendo convites para trabalhar em eventos. Os convites foram aumentando e precisei de mais uma pessoa para me ajudar. Foi aí que tomei conhecimento do que é cerimonial e peguei gosto pela profissão”, conta.

Flávia também atuou em algumas festas de casamento com a cerimonialista Conceição Miranda, a quem também tem muita gratidão. “A partir daí recebi outros convites para trabalhar em festas e comecei a fazer cursos, primeiro pela Internet e depois presenciais em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, para me profissionalizar”, relembra Flávia, que não tinha carro na época e, após o fim das festas, esperava o dia amanhecer para voltar para casa de ônibus. Paralelo ao início do cerimonial, ela se formou em Administração de Empresas, abrindo mão da festa para comprar seu carro. “O apoio da minha família sempre foi a base de tudo. Eles são minha maior motivação. Amo o que faço', completou.
Bruno Guimarães
Assessoria completa às noivas está entre os diversos trabalhos desempenhados pelo Cerimonial Flávia Santos
Bruno Guimarães
Assessoria completa às noivas está entre os diversos trabalhos desempenhados pelo Cerimonial Flávia Santos