Desde 1984
Polícia
22 de Janeiro de 2020
PM homenageia militares em ano de baixa inédita no crime
João Vítor Simão
Homenagem aconteceu na sede da 17ª Companhia Independente.
Policiais militares que se destacaram em 2019 foram homenageados na manhã desta quarta-feira (22) em uma solenidade realizada na sede da 17ª Companhia Independente de Polícia Militar. Na cerimônia, dezenas de militares, entre praças e oficiais, receberam diplomas de reconhecimento pelo trabalho na redução dos índices de crime nos dez municípios que compõem a unidade. Dois deles foram condecorados com diplomas da 12ª Região da Polícia Militar, sediada em Ipatinga e que engloba os comandos de João Monlevade e Itabira.

Além do comandante da 17ª Companhia Independente, tenente-coronel Fábio Barcelos, estiveram presentes a delegada regional-adjunta, Camila Batista Alves; o delegado de Alvinópolis, Alex Dalton; os juízes Estêvão Damaso e Luiz Felipe Aranha; o promotor Guilherme Germano; além do vice-prefeito de João Monlevade, Fabrício Lopes (MDB), do presidente da Câmara Municipal, Leles Pontes (Republicanos), e dos vereadores Vanderlei Miranda (PL), Fábio da Silva (Progressistas) e Toninho Eletricista (Podemos).

A homenagem acontece após um ano de histórica baixa na criminalidade na região de João Monlevade. Os crimes violentos tiveram queda de 26% em 2019 em relação a 2018. O índice mais expressivo foi o de assassinatos, que diminuíram 45% no ano passado. Em entrevista ao A Notícia, o subcomandante da 17ª Companhia Independente, capitão Elias Rocha, destacou o trabalho conjunto da PM e de todas as forças de segurança para dar tranqüilidade à população. Ele ressaltou as atividades de rotina e as operações especiais de prevenção de combate aos ilícitos, especialmente o tráfico de drogas e o roubo a celulares.