Região
2 de julho de 2018

Roda de Viola é sucesso em Ipoema

Divulgação

Mais uma vez a Roda de Viola de Ipoema, distrito de Itabira, reuniu um grande público para homenagear a cultura do tropeirismo na região. O evento foi realizado no último sábado (30).
A festa contou com o acendimento de fogueira, estaladores de chicote, lavadeiras de Ipoema, apresentações dos Meninos de Minas, Trio Trem de Minas, Quincas da Viola e Trio de Lá. A Roda de Viola aconteceu em frente ao Museu do Tropeiro, importante ponto turístico da cidade de Itabira, que chama a atenção pela riqueza cultural e rusticidade.
Para Ana Maria de Castro Lima, diretora do Museu, a Roda de Viola resgata e valoriza uma identidade de Ipoema. “O evento traz não somente o resgate cultural, como também fomenta o turismo. É uma manifestação que desperta o olhar das pessoas à cultura tropeira. Ipoema é um lugar de passagem dos tropeiros e nossa história foi, dessa forma, construída sob muito suor e trabalho. É um resgate que faz com que tenhamos orgulho de quem somos e de onde moramos”, comenta.
A festa é realizada pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT).