Geral
8 de junho de 2018

Usina coloca em operação novo sistema para melhorar a qualidade do ar

Divulgação
Novos equipamentos foram implantados recentemente e quase dobram a qualidade do ar

ArcelorMittal investe R$44 milhões em novo sistema de despoeiramento

A Usina de Monlevade inaugurou em maio deste ano, o novo sistema de Despoeiramento Secundário da Aciaria. Segundo a empresa, foram investidos R$44 milhões nos novos equipamentos, que vão reduzir ainda mais os índices de emissão de particulados na atmosfera, melhorando a qualidade do ar. O novo sistema possui 820 mil m3/h de vazão, 80% a mais de capacidade quando comparado ao antigo.
O projeto foi conduzido pela Gerência Geral de Engenharia e Projetos Aços Longos Américas Central e do Sul, com o envolvimento das áreas de Meio Ambiente, Segurança e Aciaria da ArcelorMittal Monlevade. “Destaco o trabalho de todos para colocar este projeto em operação. É um investimento que vai melhorar ainda mais o bom trabalho realizado até aqui em termos de controle de emissões de particulados e com uma visão de futuro”, afirma Marco Antônio Bosco, Diretor da ArcelorMittal Monlevade.
O empreendimento começou em janeiro do ano passado e a montagem industrial, em julho. “O equipamento foi implementado com a Aciaria em operação. Essa interface com a produção trouxe desafios ao projeto, mas que foram superados por meio da atuação integrada com as equipes da usina”, ressalta o coordenador da iniciativa, Gustavo Santos Guimarães, engenheiro de projetos da Gerência Geral de Engenharia e Projetos Aços Longos Américas Central e do Sul.