Geral
2 de março de 2018

Coordenadores do SIM começam visitas a produtores das agroindústrias da região

Arquivo JAN

Os coordenadores do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) vão visitar produtores das agroindústrias da região do Médio Piracicaba. Na ocasião, eles vão esclarecer sobre o processo de inspeção, além de tratar da adoção do Decreto nº 38691/97, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Esta Lei Estadual regulamenta a inspeção e a fiscalização sanitária dos produtos de origem animal.
Na semana passada, reuniram-se representantes das cidades de Bom Jesus do Amparo, Itabira, João Monlevade, Nova Era, Nova União, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Domingos do Prata e São Gonçalo do Rio Abaixo.
Na reunião, foram repassados sete encaminhamentos a serem trabalhados: a revisão do mapeamento das agroindústrias.potenciais e adormecidas na região a solicitação de apoio aos extensionistas da Emater definição das datas de reuniões com as agroindústrias potenciais orientação de envio do Decreto adotado para as procuradorias de cada município, a fim de realizarem as devidas adequações divulgação de palestra para os produtores de queijos, proferida pelo superintendente da Faemg, Altino Lima adequação às infraestruturas do coordenador em cada município, no que se refere a salas, equipamentos e arquivo e definição da atribuição técnica dos coordenadores.

SIM


O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), através de selo de certificação da qualidade, emitido após vistorias de técnicos e a devida adequação à legislação sanitária, permitirá a regularização da produção, profissionalização dos produtores e garantia da qualidade dos produtos de origem animal feitos e comercializados na região. O objetivo também é agregar valor a esses produtos e garantir mais segurança aos consumidores de produtos, subprodutos e matéria prima de origem animal, com destaque para carnes em geral, pescados, embutidos, leite, queijo, ovos e mel.