Geral
9 de fevereiro de 2018

Alvinópolis espera 40 mil foliões no Carnaval

Marcio Regis - Estúdio
Bateria Colibri, da Fundação Bio Extratus, é atração em Alvinópolis

Através de parceria entre órgãos públicos, empresas, grupos de famílias e voluntários, o carnaval de Alvinópolis promete ser um dos melhores da região. Segundo os organizadores, são esperados cerca de 40 mil turistas durante os cinco dias de festa na cidade. Quase todos os hotéis e pousadas estão lotados. Encontrar um imóvel para alugar também está difícil.
Há cerca de 15 dias, o clima na cidade já era festivo. Os blocos se movimentaram em ensaios, confecções de abadás e de fantasias. Os carnavalescos trabalharam dia e noite. As principais praças, como a Paulo Moreira, a Bias Fortes e a Benjamim Gregório se consagraram como pontos de concentração e apresentações de shows musicais.
A cantora Manu Rosa anima a Praça Paulo Moreira (Praça da Baixada) de hoje (9) a domingo (11), com shows, sempre a partir das 23h. Na segunda (12) e terça-feira (13), quem comanda o grande palco da Praça é a Banda Secullus, também a partir das 23h.

Tradição dos Blocos

Oito blocos, além da bateria Colibri, da Fundação Cultural BioExtratus, prometem agitar as ruas da cidade. O Projeto X & Bloco Saco Sujo, tradicionais na folia da região, se concentram na Praça Paulo Moreira e dão o tom carnavalesco a partir das 20h de hoje (9). Amanhã (10), o bloco das Piranhas desfila na Praça Paulo Moreira a partir das 20h. Irreverência e alegria são as marcas dos foliões. Também neste dia, tem a Bateria Colibri que faz apresentação a partir das 21h30 na Praça Bias Fortes. Colibri se consagra no Carnaval com ritmos diversificados, resgatando o que há de melhor na música carnavalesca do Brasil.
O Bloco dos Piratas promete com seus caminhões-pipa arrastar milhares de foliões no domingo (11). A concentração será na Praça Bias Fortes, a partir de 14h. O desfile está previsto para às 19h. Dois blocos, na terça-feira (13), animam a cidade num carnaval familiar com belas alegorias e boa música. O FNC, Família Novo Cruzeiro, tem concentração às 16h, no bairro Novo Cruzeiro. O bloco da Mariquita concentra às 18h na Praça Bias Fortes.

Unidos do Morro, ponto alto da folia

Na segunda de Carnaval, quem dá o tom da folia é a Escola de Samba Unidos do Morro. Este ano, com o samba-enredo “Balainho de Fulô”, do compositor e passista José Rafael, a agremiação presta homenagem ao Congado de Alvinópolis pelos cem anos de tradição do Reinado. O enredo “Balainho de Fulô” resgata a fé e a cultura da festa religiosa dos dançantes do Congado. A Unidos do Morro desce para a avenida, este ano, com cerca de 300 membros. Gente de todas as idades encanta o Carnaval de Alvinópolis desde 1983, levando brilho, samba e a cultura afro-brasileira. A escola se concentra a partir das 21h da segunda-feira (12), na Praça Benjamim Gregorio.
Fantasias luxuosas foram patrocinadas pela presidente de honra da Escola e também passista, a empresária Ester Sanches.