Você está em Notícia / GERAL /
Geral
9 de fevereiro de 2018
Em João Monlevade, 445 crianças aguardam por vagas em creches municipais
Luiz Ernesto
Creche Casulo, no bairro Alvorada, atende 158 crianças
Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de João Monlevade, realizada na última quarta-feira (7), alguns vereadores utilizaram a tribuna para denunciar a falta de vagas nas creches da cidade, o que vem preocupando diversos pais de crianças.
De acordo com os parlamentares, muitos pais têm os procurado para reclamar e pedir soluções para o problema. O vereador Guilherme Nasser (PSDB) confirmou que a demanda é grande na cidade. “Infelizmente, há essa defasagem, a demanda é muito maior que a oferta de vagas. É uma questão a ser debatida e temos que buscar uma solução”, afirmou.
Outro vereador que tocou no assunto foi Leles Pontes (PRB), que é presidente da Comissão de Educação do Legislativo. Para o parlamentar, o assunto é sério e merece uma ampla discussão.
Questionada pela reportagem sobre o assunto, a Prefeitura, através de sua Assessoria de Comunicação, informou que há 445 crianças de 0 a 3 anos aguardando vagas em creches de João Monlevade, de acordo com a lista de espera da Secretaria Municipal de Educação.
Conforme o coordenador pedagógico da Secretaria, André Felipe de Araújo, atualmente, a rede municipal atende 608 crianças de 0 a 3 anos. Nessa faixa etária, o CEMEI Luz aos Peque-ninos, no Nova Monlevade, atende 95 crianças, sendo ampliada uma turma, este ano, com 19 vagas. Já o CEMEI Luz aos Pequeninos Loanda atende 48 crianças. São 103 no CEMEI Irmã Dulce, no Novo Cruzeiro 60 no CEMEI Imaculada Conceição, no Promorar 60 no CEMEI Sion 158 na Creche Casulo, no bairro Novo Horizonte e 84 no CEMEI Maria Vitória, no Boa Vista.
Ainda de acordo com o coordenador pedagógico, o Plano Municipal de Educação, aprovado em 2015, prevê que, até 2025, o município atenda a 50% das crianças nessa faixa etária. Atualmente, o município atende a 28%, índice superior à meta de 27,4% prevista para 2018.

José de Alencar

Segundo a Assessoria de Comunicação, para atender a demanda reprimida, a Prefeitura está construindo uma creche no bairro José de Alencar, com capacidade para 376 crianças. Conforme a Secretaria Municipal de Planejamento, as obras estão sendo realizadas pela empresa Ferreira Júnior, tendo cumprido, até o momento, 20% do cronograma. A previsão é de que as obras sejam entregues no início de 2019.
LEIA TAMBÉM
 
Publicidade
Publicidade
31 3851-1791
Av. Rodrigues Alves, nº 78, República
João Monlevade/MG
NOTÍCIAS
OPINIÃO
OPINIÃO
SOCIAIS