Você está em Notícia / GERAL /
Geral
19 de janeiro de 2018
Novos laboratórios são o diferencial da Rede Doctum João Monlevade
Fotos: Divulgação
Laboratórios bem estruturados têm papel importante na formação acadêmica
Uma das maiores dúvidas daqueles que acabam de sair do ensino médio e desejam cursar uma graduação é escolher a faculdade. A Doctum está em João Monlevade há mais de 40 anos e já formou centenas de alunos. Com nova coordenação, a faculdade disponibilizará, a partir do início de fevereiro, grandes mudanças em sua estrutura, tanto na parte física quanto na parte didática. O professor e mestre de História, Ícaro Trindade, é o novo coordenador acadêmico da faculdade. Ele afirma que os novos projetos irão surpreender os estudantes. “Estamos trazendo novos professores, de outras cidades. Um deles está cursando doutorado na USP e outro mestrado no IPHAN. Para cada curso teremos projetos específicos e ainda alguns projetos de integração e atuação social”, disse Ícaro.
O itabirano Joel Oliveira está no 3º período de Arqui-tetura e conta porque escolheu a Doctum. “Escolhi estudar aqui primeiramente pela credi-bilidade da instituição e sua tradição. A localização também foi primordial na minha escolha, pois sempre quis cursar Arquitetura e na região não havia o curso. Os professores são muito bons e o curso e muito dinâmico”, afirmou Joel.
A Doctum também está inaugurando em 2018 novos laboratórios para os cursos das Engenharias e Arquitetura. Em toda a região do Médio Piracicaba, a Doctum é a única faculdade a disponibilizar o curso presencial de Arquitetura. A diretora da unidade em João Monlevade, Yolanda Carla Lima Coelho, conta que o investimento foi muito alto e que os laboratórios têm o que há de mais moderno no segmento. “As aulas práticas para fixação e aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula são muito importantes, por isso investimos nos laboratórios. Assim, os acadêmicos terão a oportunidade de utilizá-los nos diferentes períodos do curso”, disse.
Há vários fatores a se considerar na escolha de uma faculdade, que é tão importante quanto a sua decisão sobre o próprio futuro. A professora aposentada Maria Imaculada Lisboa, 67, já graduada em Letras, também é aluna do curso de Arquitetura na Doctum. “Sou a mais nova entre eles (risos), por isso aprendo muito com todos. Escolhi o curso de Arquitetura pela visão de cultura que o curso apresenta. Vejo o mundo de um novo ângulo, principalmente em relação ao urbanismo, a logística da cidade e os detalhes estruturais, que antes eu não percebia. Desde os telhados até o planejamento de saneamento, tudo passou a me interessar. A parte cultural também é muito bacana, estou aprendendo muito”, contou.
Yolanda ressaltou também a importância na graduação como transformação. “Alguns alunos buscam a graduação focados na carreira, que sonham exercer ou que já exercem. Outros buscam a graduação como profissão alternativa ou complementar, buscando o conhecimento do curso e considerando todas as possibilidades que nele existem. Independente do motivo que levou o aluno a procurar uma graduação, o importante é que daqui ele sairá completo. Com a formação acadêmica que ele escolheu e com a formação humana, característica mar-cante da didática da Doctum. Hoje, muitos profissionais são contratados pela capacidade técnica e demitidos pela incapacidade sócio-emocional”, destacou a diretora.
Ainda há o Programa de Estágio, pelo qual a unidade possui parcerias de estágios com empresas e órgãos da cidade e região.

Laboratórios

As aulas práticas contribuem para a formação do conhecimento científico dos estudantes, que exercitam suas habilidades e aproximam o conteúdo teórico da sua realidade. Por este motivo, os laboratórios têm um importante papel na formação acadêmica, pois buscam aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, proporcionando ao aluno uma consolidação desses conceitos além de apresentar equipamentos relacionados a operações e processos da sua área de atuação.
A realização de aulas experimentais pode ser classificada como uma forma de aprendizagem ativa, que implica em um processo no qual os alunos estão descobrindo, processando e aplicando informações.
Por isso, o projeto pedagógico dos cursos da Rede de Ensino Doctum, unidade de João Monlevade, conta com uma infraestrutura completa de laboratórios. A concepção destes laboratórios confirma o compromisso da Rede em transformar vidas pela educação. São eles: laboratório de Química, de Materiais de Construção e Mecânica dos Solos, Topografia, Hidráulica, Física, Instalações Elétricas, Circuitos Elétricos, Eletrônica, Máquinas Elétricas, Processos Mecânicos, Desenho Técnico, Atelier de Arquitetura e laboratórios de Informática I e II.

Facilidade nos pagamentos

Uma das prioridades da Rede Doctum é a facilitação do pagamento para o aluno. A faculdade disponibiliza diversos processos de descontos e bolsas, inclusive integrais.
A bolsa ‘Aluno Nota 10’, por exemplo, disponibiliza descontos de 50% para os alunos com boas médias no Enem.
A Doctum oferece também bolsas de filantropia, o pro-grama “Desconto Balcão” e descontos especiais para em-presas conveniadas. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação Comercial e Industrial de João Monlevade (Acimon), a Prefeitura de João Monlevade e diversas pre-feituras da região são alguns dos parceiros da Rede Doctum.

Mais informações podem ser obtidas na sede da unidade na rua Dezesseis, nº 24, no bairro Vila Tanque, em João Monlevade, ou pelo telefone: (31) 3852-4000.
(Clique na imagem para ampliar)
LEIA TAMBÉM
 
Publicidade
Publicidade
31 3851-1791
Av. Rodrigues Alves, nº 78, República
João Monlevade/MG
NOTÍCIAS
OPINIÃO
OPINIÃO
SOCIAIS