Você está em Notícia / REGIÃO /
Região
5 de janeiro de 2018
Bela Vista de Minas: Profissionais da Educação se capacitam para inserir empreendedorismo nas escolas
Divulgação
vereadora fala aos presentes da importância da educação nas escolas
Através de uma parceria inédita entre o SEBRAE e o Departamento de Educação da Prefeitura de Bela Vista de Minas, profissionais da educação do município participaram de uma capacitação para inserir a temática do empreendedorismo de forma interdisciplinar no currículo escolar do município. O objetivo, segundo a administração, foi disseminar a cultura empreendedora nas escolas da cidade e possibilitar aos educadores, a construção de uma visão de novas possibilidades de atuação no processo de ensino-aprendizagem, para o desenvolvimento de competências empreendedoras.

Os consultores do Sebrae, Maria das Graças Pena, Valéria Andrade e Sílvio Custódio, o analista técnico André dos Santos Fonseca e a assistente Nicole Suelem Martins, realizaram palestras e oficinas e, de forma prática e didática, abordaram os seguintes temas: Teorias Educacionais e Fundamentação das Pedagogias Teorias do Empreendedorismo O empreendedor Perfil empreendedor Protagonismo Juvenil e Plano de Negócios Ciclo Aprendizagem Vivencial Ferramentas do programa e Oficina de experimentação.
Cerca de 90 funcionários do Departamento de Educação participaram da formação e elogiaram a iniciativa, de autoria da vereadora Samantha Ávila, a Samantha Enfermeira (PSDB). Ela fez a indicação ao prefeito Wilber José (DEM) e à Diretora do Departamento de Educação, Maria de Lourdes Ávila Martins Ramos para a realização do evento.

Em seu discurso, a vereadora disse que a educação é fundamental para o desenvolvimento da cidade e esse é um dos focos do seu mandato. “Pois só com educação de qualidade é que conseguiremos mudar a realidade da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país. Pessoas mais bem educadas adoecem menos, se cuidam mais”, disse a vereadora, que é enfermeira.
A secretária de educação disse que o curso foi um sucesso. “Todos os envolvidos se doaram 100% e que a feira também foi maravilhosa. E que o município continuará participando e se envolvendo em todas as etapas”, frisou.

O prefeito Wilber disse que a atual administração não medirá esforços para dar aos alunos a melhor educação da região. O Diretor de Planejamento e Finanças, Rodrigo Sena Magalhães, um dos articuladores do projeto, afirmou que as pessoas são educadas para serem empregados e não empregadores. “Um jovem hoje sai da faculdade e quer entrar em uma grande empresa, ou mesmo prestar um concurso e ser funcionário público. Nos EUA, os jovens que se formam querem empreender, montar uma startup e gerar milhares de empregos. É essa mentalidade que queremos passar para nossas crianças, que elas podem ser muito mais que empregados, que elas podem mudar o mundo através do empreendedorismo e que, ao invés de precisarem do poder público, elas possam ser parceiras do poder público”, disse. Outras iniciativas do gênero devem ser realizadas ao longo de 2018.

LEIA TAMBÉM
 
Publicidade
31 3851-1791
Av. Rodrigues Alves, nº 78, República
João Monlevade/MG
NOTÍCIAS
OPINIÃO
OPINIÃO
SOCIAIS