Você está em Notícia / REGIÃO /
Região
5 de janeiro de 2018
Bela Vista de Minas: Profissionais da Educação se capacitam para inserir empreendedorismo nas escolas
Divulgação
vereadora fala aos presentes da importância da educação nas escolas
Através de uma parceria inédita entre o SEBRAE e o Departamento de Educação da Prefeitura de Bela Vista de Minas, profissionais da educação do município participaram de uma capacitação para inserir a temática do empreendedorismo de forma interdisciplinar no currículo escolar do município. O objetivo, segundo a administração, foi disseminar a cultura empreendedora nas escolas da cidade e possibilitar aos educadores, a construção de uma visão de novas possibilidades de atuação no processo de ensino-aprendizagem, para o desenvolvimento de competências empreendedoras.

Os consultores do Sebrae, Maria das Graças Pena, Valéria Andrade e Sílvio Custódio, o analista técnico André dos Santos Fonseca e a assistente Nicole Suelem Martins, realizaram palestras e oficinas e, de forma prática e didática, abordaram os seguintes temas: Teorias Educacionais e Fundamentação das Pedagogias Teorias do Empreendedorismo O empreendedor Perfil empreendedor Protagonismo Juvenil e Plano de Negócios Ciclo Aprendizagem Vivencial Ferramentas do programa e Oficina de experimentação.
Cerca de 90 funcionários do Departamento de Educação participaram da formação e elogiaram a iniciativa, de autoria da vereadora Samantha Ávila, a Samantha Enfermeira (PSDB). Ela fez a indicação ao prefeito Wilber José (DEM) e à Diretora do Departamento de Educação, Maria de Lourdes Ávila Martins Ramos para a realização do evento.

Em seu discurso, a vereadora disse que a educação é fundamental para o desenvolvimento da cidade e esse é um dos focos do seu mandato. “Pois só com educação de qualidade é que conseguiremos mudar a realidade da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país. Pessoas mais bem educadas adoecem menos, se cuidam mais”, disse a vereadora, que é enfermeira.
A secretária de educação disse que o curso foi um sucesso. “Todos os envolvidos se doaram 100% e que a feira também foi maravilhosa. E que o município continuará participando e se envolvendo em todas as etapas”, frisou.

O prefeito Wilber disse que a atual administração não medirá esforços para dar aos alunos a melhor educação da região. O Diretor de Planejamento e Finanças, Rodrigo Sena Magalhães, um dos articuladores do projeto, afirmou que as pessoas são educadas para serem empregados e não empregadores. “Um jovem hoje sai da faculdade e quer entrar em uma grande empresa, ou mesmo prestar um concurso e ser funcionário público. Nos EUA, os jovens que se formam querem empreender, montar uma startup e gerar milhares de empregos. É essa mentalidade que queremos passar para nossas crianças, que elas podem ser muito mais que empregados, que elas podem mudar o mundo através do empreendedorismo e que, ao invés de precisarem do poder público, elas possam ser parceiras do poder público”, disse. Outras iniciativas do gênero devem ser realizadas ao longo de 2018.

LEIA TAMBÉM
 
Publicidade
Publicidade
31 3851-1791
Av. Rodrigues Alves, nº 78, República
João Monlevade/MG
NOTÍCIAS
OPINIÃO
OPINIÃO
SOCIAIS