Você está em Notícia / GERAL /
Geral
7 de dezembro de 2017
Do plenário para os pódios
Divulgação
Vanderlei acumula várias medalhas conquistadas no atletismo e Belmar subiu ao pódio recentemente em competição de natação
Vereadores se destacam no esporte e apontam sua importância para a saúde

Alguns vereadores da Câmara Municipal de João Monlevade são grandes incentivadores e até mesmo praticantes de esportes na cidade e região, inclusive, participando de competições e obtendo bons resultados nas piscinas, campos e pistas de atletismo.
Um exemplo é o parlamentar Belmar Diniz (PT), que pratica natação e está participando de diversas competições pela região. Belmar salienta que a prática efetiva da natação surgiu recentemente, apesar de ser apaixonado pela água desde criança. O vereador alega que, após orientações médicas, devido a um problema de saúde, ele encontrou na natação a satisfação e o prazer de uma vida mais saudável. Com isso, ele se tornou, cada vez mais, apaixonado pelo esporte. “Assim que comecei a praticar a natação, percebi algumas limitações do meu corpo, pois estava sedentário. Depois de alguns meses, notei uma grande evolução no meu condicionamento físico, me tornando mais disposto, melhorando minha postura, controle da respiração, musculatura e, além disso, melhorando minha autoestima”, afirma.
Associando a melhoria na saúde ao prazer das competições, Belmar participou com destaque de disputas em João Monlevade e região, como o Meeting e a Copa MG de Natação, realizadas este ano em Conselheiro Lafaiete, nas quais conquistou o 4º lugar no nado livre de 50 metros. “Este campeonato foi um marco para mim, pois tive a oportunidade de competir com atletas de várias cidades de Minas Gerais. Foi muito emocionante”, diz.
Em outras provas realizadas na região, Belmar conquistou três medalhas de ouro e uma de prata, recentemente. “A prática de esportes beneficia a todos, pois reduz consideravelmente a probabilidade em adquirir doenças, contribui na nossa evolução física e nos influencia a termos hábitos mais saudáveis. É neste processo que o esporte mostra sua grande contribuição”, destaca.

Atletismo

Outro vereador que pratica esportes é Vanderlei Miranda (PR), adepto do atletismo e do futebol de campo. “Desde jovem eu participava das populares peladas com amigos. Atualmente, como não sou nenhum craque, jogo por diversão e por preocupação com a saúde. Depois, comecei a fazer caminhadas para manter a saúde em dia e comecei a aumentar a velocidade gradativamente, com pequenos trotes e, quando percebi, já estava correndo”, afirma Vanderlei.
Atualmente, o parlamentar participa de competições de atletismo e coleciona medalhas. Ele lembra que participou da Corrida da Apae de João Monlevade, com percurso de 7 km, da Primeira Corrida do Hiper, onde obteve bons resultados, da Corra pra Night, Circuito do Sol, Corrida do Galo e Corrida da Itatiaia, em Belo Horizonte, Corrida de São Miguel, em Rio Piracicaba, entre outras. “Já obtive bons resultados, pois, muitas vezes, corri com atletas profissionais. Também participei, no último domingo, dia 3, da Volta Internacional da Pampulha, em Belo Horizonte, num percurso de 18 km”, salienta.
Vanderlei também destaca a importância da prática de esportes para a saúde. “A questão da saúde é sempre a mais importante. Nosso corpo é uma máquina que precisa ser bem cuidada. Tenho satisfação em afirmar que meus exames estão sempre bons. Além disso, a disposição em desempenhar as tarefas do dia a dia é muito boa. Você se sente realizado. A prática esportiva vai além da estética”, diz.

Projetos

Sobre o atletismo em João Monlevade, Vanderlei diz que há muito o que melhorar. “É notória a falta de interesse do município em realizar esse tipo de evento. Quase todas as corridas de rua são pagas pelos atletas, o investimento público nesta área é muito pouco. Outro fator que desmotiva é a falta de fiscalização quanto aos infratores no trânsito. É corriqueira a falta de respeito aos corredores e ciclistas. Sobre este assunto, há dois projetos de minha autoria na Câmara, um que institui o Dia Municipal dos Corredores de Rua e outro que institui o Dia Municipal dos Ciclistas, que objetivam melhorias para essas áreas”, afirma.
LEIA TAMBÉM
 
Publicidade
Publicidade
31 3851-1791
Av. Rodrigues Alves, nº 78, República
João Monlevade/MG
NOTÍCIAS
OPINIÃO
OPINIÃO
SOCIAIS