Você está em Notícia / GERAL /
Geral
13 de outubro de 2017
Semana da Saúde Mental discute rede de cuidados
Acom/PMJM
coordenadora do Sesamo, Carolina Gomes, fala aos participantes do evento
A“Efetivação de uma Rede de Cuidados em Saúde Mental” foi debatida nesta semana pelo Prefeitura de João Monlevade, durante a Semana da Saúde Mental 2017. O evento foi realizado pelo Sesamo. As primeiras atividades foram realizadas na terça e quarta-feira, 10 e 11 e as comemorações continuam nos próximos dias 16 e 17.
Na abertura do evento foi realizado um ciclo de palestras para os trabalhadores da saúde. O evento ocorreu na Câmara Municipal e envolveu dezenas de servidores. Na ocasião, a psicóloga do Sesamo, Eliana Bicalho, fez um breve histórico da saúde mental no município. Entre as conquistas no setor, ela apontou o Movimento de Luta Antimanicomial (1987) e a Reforma Psiquiátrica (Lei 10216 de 2001).
Em seguida,a psicope-dagoga e coordenadora de atividades de permanência/dia do Sesamo, Maria Aparecida Silva, apresentou um histórico do Serviço de Saúde Mental de João Monlevade. O serviço começou a ser ofertado em 1989. A psicopedagoga afirmou que o SESAMO atende 100% da demanda por saúde mental no município.
O médico Ricardo de Oliveira Abrantes falou sobre “Apoio Matricial em Saúde”. Ele destacou a importância do trabalho de prevenção e atenção básica, o programa Estratégia Saúde da Família e a equipe de referência como forma de estruturar a saúde pública em rede.
Ainda a enfermeira da Atenção Primária em Saúde, Mirellié Santos, abordou o tema Rede de Atenção à Saúde. Ela reforçou o papel da Atenção Básica nas ações de promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde.
Já no dia 11 foi realizado evento para os usuários no Espaço Convivência, no bairro Alvorada. A enfermeira Aruana Andrade Scofield e a consultora de imagem Hellen Mara Oliveira ofereceram orientações sobre a campanha Outubro Rosa e atividades sobre autoestima.
Na segunda-feira (16) haverá Cine Mental, às 13h30, na Câmara Municipal de João Monlevade. Será exibido e comentado o filme “Colegas”. Na terça-feira (17), a Semana da Saúde Mental se encerra com as comemorações dos 28 anos do SESAMO, na própria instituição, às 13h30. Nesse dia, haverá oficina de música.
LEIA TAMBÉM
 
Publicidade
31 3851-1791
Av. Rodrigues Alves, nº 78, República
João Monlevade/MG
NOTÍCIAS
OPINIÃO
OPINIÃO
SOCIAIS