Você está em Notícia / GERAL /
Geral
13 de outubro de 2017
Semana da Saúde Mental discute rede de cuidados
Acom/PMJM
coordenadora do Sesamo, Carolina Gomes, fala aos participantes do evento
A“Efetivação de uma Rede de Cuidados em Saúde Mental” foi debatida nesta semana pelo Prefeitura de João Monlevade, durante a Semana da Saúde Mental 2017. O evento foi realizado pelo Sesamo. As primeiras atividades foram realizadas na terça e quarta-feira, 10 e 11 e as comemorações continuam nos próximos dias 16 e 17.
Na abertura do evento foi realizado um ciclo de palestras para os trabalhadores da saúde. O evento ocorreu na Câmara Municipal e envolveu dezenas de servidores. Na ocasião, a psicóloga do Sesamo, Eliana Bicalho, fez um breve histórico da saúde mental no município. Entre as conquistas no setor, ela apontou o Movimento de Luta Antimanicomial (1987) e a Reforma Psiquiátrica (Lei 10216 de 2001).
Em seguida,a psicope-dagoga e coordenadora de atividades de permanência/dia do Sesamo, Maria Aparecida Silva, apresentou um histórico do Serviço de Saúde Mental de João Monlevade. O serviço começou a ser ofertado em 1989. A psicopedagoga afirmou que o SESAMO atende 100% da demanda por saúde mental no município.
O médico Ricardo de Oliveira Abrantes falou sobre “Apoio Matricial em Saúde”. Ele destacou a importância do trabalho de prevenção e atenção básica, o programa Estratégia Saúde da Família e a equipe de referência como forma de estruturar a saúde pública em rede.
Ainda a enfermeira da Atenção Primária em Saúde, Mirellié Santos, abordou o tema Rede de Atenção à Saúde. Ela reforçou o papel da Atenção Básica nas ações de promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde.
Já no dia 11 foi realizado evento para os usuários no Espaço Convivência, no bairro Alvorada. A enfermeira Aruana Andrade Scofield e a consultora de imagem Hellen Mara Oliveira ofereceram orientações sobre a campanha Outubro Rosa e atividades sobre autoestima.
Na segunda-feira (16) haverá Cine Mental, às 13h30, na Câmara Municipal de João Monlevade. Será exibido e comentado o filme “Colegas”. Na terça-feira (17), a Semana da Saúde Mental se encerra com as comemorações dos 28 anos do SESAMO, na própria instituição, às 13h30. Nesse dia, haverá oficina de música.
LEIA TAMBÉM
 
Publicidade
Publicidade
31 3851-1791
Av. Rodrigues Alves, nº 78, República
João Monlevade/MG
NOTÍCIAS
OPINIÃO
OPINIÃO
SOCIAIS