Você está em Notícia / GERAL /
Geral
13 de outubro de 2017
Horário de verão começa no domingo após polêmica
Reprodução
O horário de verão 2017 começa à 0h do próximo domingo (15), quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora. A mudança é adotada em apenas dez estados e no Distrito Federal e vigora até a meia-noite de 17 de fevereiro de 2018. Com o horário de verão aplicado ao horário de Brasília, o leste do Amazonas e os estados de Roraima e Rondônia ficam com duas horas a menos o Acre e o oeste do Amazonas ficam com três horas a menos.
Criado com a finalidade de economizar energia durante os meses mais quentes do ano, quando os dias também são mais longos, a medida foi adotada no Brasil pela primeira vez em 1931.
Segundo a Cemig, está prevista uma redução de 350 megawatts (MW) de potência em sua demanda máxima de energia, o que equivale a 4%. O percentual, segundo a empresa, é suficiente para abastecer 10 cidades como Monlevade ou um município de 800 mil habitantes por cerca de um mês. Já com relação ao consumo de energia, a redução esperada é de até 0,5%, que representa cerca de 110 mil megawatts-hora (MWh), suficiente para abastecer Belo Horizonte por nove dias.
Para os consumidores comerciais e residenciais, a Cemig estima que o consumo de energia pode reduzir até 5%, devido ao menor tempo de utilização da iluminação artificial. Em nota, a companhia mineira lembra que a redução no consumo de energia é um benefício secundário, porém desejável, em especial tendo em vista o cenário hidrológico desfavorável.

Polêmica

Neste ano, o governo federal cogitou não estabelecer o horário de verão, após estudos realizados pelo Ministério de Minas e Energia apontarem que a medida não se justifica, do ponto de vista do setor elétrico, tendo em vista que o atual horário de pico de consumo ocorre entre 14he 15h, quando o uso de ar-condicionado é mais intenso, e não mais entre 17h e 20h. O governo chegou a cogitar consultar a população, mas decidiu manter a alternativa. Além de Minas Gerais, o  horário de verão vale no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. 
LEIA TAMBÉM
 
Publicidade
Publicidade
31 3851-1791
Av. Rodrigues Alves, nº 78, República
João Monlevade/MG
NOTÍCIAS
OPINIÃO
OPINIÃO
SOCIAIS