Você está em Notícia / REGIÃO /
Região
4 de outubro de 2017
São Gonçalo do Rio Abaixo participa de projeto de Educação Inclusiva

O município de São Gonçalo do Rio Abaixo participa do projeto Educação Inclusiva da Fundação Vale. A iniciativa, que tem como parceira a Associação Imagem Comunitária (AIC), objetiva promover a montagem de uma Sala de Recursos Multifuncionais e implantar um programa de mobilização e formação de públicos ligados à rede pública de ensino, para que a educação inclusiva seja uma causa das escolas, das famílias e da comunidade.
Para criar condições para que a estrutura seja um equipamento integrado à escola, na perspectiva ampla de disseminação de práticas educacionais inclusivas, os gestores da Secretaria Municipal de Educação, diretores, coordenadores pedagógicos e professores do município, juntamente, com os educadores de Rio Piracicaba-cidade também contemplada com o projeto, estão participando de cursos de capacitação.
A formação dos gestores e coordenadores pedagógicos ocorreu em três encontros. O objetivo das atividades é proporcionar um espaço de análise dos projetos Políticos Pedagógicos das escolas e de construção de propostas de incremento dos mesmos, com vistas à ampliação da acessibilidade dos espaços e à adoção da perspectiva da inclusão da pessoa com deficiência nos processos, práticas, atividades, atividades educativas e relações cotidianas das escolas.
Segundo os organizadores, os professores também estão em treinamento. Com duração de três meses, de setembro a novembro, a capacitação visa fomentar e qualificar para o uso dos recursos da sala e disseminar práticas que assegurem o acesso da pessoa com deficiência a oportunidades de formação, de desenvolvimento integral e de participação cidadã às quais têm direito, de forma que não sejam excluídas do sistema educacional geral em razão da deficiência.

Sala de Recursos Multifuncionais
A Sala de Recursos Multifuncionais já está em processo de estruturação com a compra dos materiais e será implantada no Centro Educacional de São Gonçalo do Rio Abaixo (Cesgra). A estrutura montada no município será a Sala Tipo I, conforme requisitos técnicos estabelecidos pelo MEC, e vai disponibilizar dois microcomputadores, um laptop, um scaner, uma impressora laser, além de mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos.
LEIA TAMBÉM
 
Publicidade
Publicidade
31 3851-1791
Av. Rodrigues Alves, nº 78, República
João Monlevade/MG
NOTÍCIAS
OPINIÃO
OPINIÃO
SOCIAIS