Você está em Notícia / ESPORTE /
Esporte
11 de agosto de 2017
Nadando em busca de conquistas
Luiz Ernesto
Apesar de jovem, Samuel já ganhou mais de 100 medalhas em competições pelo Brasil
Jovem monlevadense se destaca na natação e já possui mais de 100 medalhas

Nadar com determinação, foco e garra em busca de seus sonhos. Essa é a missão do jovem monlevadense Samuel Guedes Ferreira, que com apenas 18 anos já acumula mais de 100 medalhas e vários troféus em seu currículo.
Orgulho dos pais Djalma Ferreira e Fernanda Guedes e dos irmãos Gabriela e Davi, Samuel se destaca na natação desde criança e hoje é ídolo dos amantes do esporte na região. Ele iniciou sua vida nas piscinas na escola de natação Nado Livre aos 8 anos e pouco depois entrou no Projeto Atleta do Futuro, do SESI, onde disputou sua primeira Copa Regional. Com o destaque no esporte, foi para o Colégio Kennedy e numa parceria da escola com o Minas Tênis Clube, passou a competir e atuar como monitor. As vitórias e medalhas foram aumentando e veio o interesse da Usipa, de Ipatinga, em 2014, por onde Samuel compete até hoje, numa rotina pesada de treinos e competições. Atualmente, ele mora em Belo Horizonte e treina no Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), numa parceria com a Usipa.
Com atuação nos quatro estilos de nado (peito, crawl, borboleta e costas), mas com destaque para o nado peito, Samuel alcançou ótimos índices e tempos pela Usipa, que o levaram a disputar campeonatos mineiros e nacionais e o classificaram para o Campeonato Brasileiro de 2017, a ser disputado no Rio de Janeiro, em dezembro.

Títulos e Ranking

Com 1,90m de altura, Samuel também foi eleito o Atleta Destaque da Usipa em 2016, sendo federado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). O atleta destaca que as competições são muitas, sendo cerca de uma por mês. “A rotina de treinos e competições é intensa, além da piscina, tem a academia. Claro, conciliando com os estudos. Uma rotina agitada, mas prazerosa. Treino cerca de cinco horas por dia”, diz.
Em seu currículo, Samuel acumula diversos títulos e pódios, entre eles, o do Campeonato Mineiro, Copa Minas, Copa Olímpica, Campeonato Metropolitano, Campeonato Sudeste e outros. Atualmente, o monlevadense é o 18º no Ranking Brasileiro nos 50 metros peito, em sua categoria, atrás em um segundo e meio do primeiro colocado.

Sonhos e ídolo

Como todo jovem esportista, Samuel não esconde seus grandes sonhos, de disputar uma Olimpíada e um Mundial de Natação. “Claro, lutamos por objetivos e sonhos, e o meu é disputar uma Olimpíada e um Mundial. Seria a glória como atleta”, salienta.
Quando perguntado sobre um ídolo no esporte, no qual se espelha, Samuel não tem dúvidas em citar o nadador brasileiro César Cielo, medalhista olímpico, campeão mundial e um dos maiores nadadores da história. “Sem dúvida, meu grande ídolo é o César Cielo. Um nadador fantástico que ganhou uma medalha olímpica muito jovem. Uma referência para nós, mais jovens”, afirmou.
LEIA TAMBÉM
 
Publicidade
31 3851-1791
Av. Rodrigues Alves, nº 78, República
João Monlevade/MG
NOTÍCIAS
OPINIÃO
OPINIÃO
SOCIAIS