Desde 1984
Região
4 de outubro de 2019
Moradores de Itabira fazem vaquinha para calçar rua
Reprodução
Vereador Vetão Andrade e a rua calçada com dinheiro da própria população
Moradores da rua 17 no bairro Colina da Praia, em Itabira, arrecadaram dinheiro entre eles para calçar a via. Segundo reportagem do jornal O Trem Itabirano, o vereador Vetão Andrade (PSB), que mora no bairro, afirmou ter conseguido com um deputado, em 2018, R$200 mil para obras de saneamento no Colina da Praia, mas a verba, segundo ele, foi rejeitada pelo prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães (PTB), por politicagem. "Consegui uma emenda parlamentar impositiva, ou seja, na qual o Executivo não pode interferir em sua destinação. Essa emenda foi apresentada pelo deputado estadual Fred Costa, hoje deputado federal. A prefeitura devia arrumar documentação e o projeto até o prazo exigido. Durante meses cobrei da Secretaria Municipal de Obras, porém, por politicagem protelaram até Itabira perder o prazo", explicou Vetão Andrade.
Questionada, a Prefeitura de Itabira disse estar ciente do fato. No entanto, afirma que a emenda para a pavimentação de ruas do bairro Colina da Praia é de 2018, enquanto o pedido para elaboração do projeto e das planilhas encaminhadas à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) chegou à Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT) no final de janeiro de 2019.
“O projeto foi realizado, mas ao encaminhar a documentação digitalizada, o Governo do Estado alegou extinção do prazo, e com a crise financeira do estado, a Setop não liberou os recursos de emendas. O mesmo aconteceu em outros municípios”, disse a Prefeitura em nota. A Executivo afirmou ainda que irá pavimentar diversas ruas do bairro Colina da Praia a partir da segunda quinzena de outubro.