Desde 1984
Esporte
18 de setembro de 2019
Médico monlevadense vence Campeonato Brasileiro de Enduro de Motocross
Reprodução
Frederico Bicalho disputou provas entre os meses de março e setembro.
O médico monlevadense, Frederico Bicalho, venceu o Campeonato Brasileiro de Enduro de Motocross, na categoria E45 (pilotos acima de 45 anos). A competição foi realizada em cinco etapas, iniciadas em março deste ano e divididas em cinco estados: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Goiás e duas etapas finais em Minas Gerais. A última etapa, com premiação, ocorreu no último fim de semana, na cidade de Patrocínio (MG). Ele conquistou 268 pontos, a mais alta, ao alcançar duas vitórias, três segundos lugares e um quarto lugar.
Segundo Frederico, a competição foi de alto nível, com pilotos experientes e pistas desafiadoras. “As etapas mesclam terrenos distintos, trilhas, pistas de motocross e avaliação de tempo, seguindo o mesmo padrão do Campeonato Mundial”, conta. O monlevadense disputou a competição com a equipe Q4 de Belo Horizonte.
Frederico conta que o hábito de andar de moto surgiu há cerca de 20 anos. No princípio, era apenas lazer e diversão nos fins de semana. Porém, a paixão pela modalidade esportiva, acabou levando-o a disputar competições. O que era “brincadeira” ficou sério e, em 2018, ele venceu o Campeonato Mineiro. Após a vitória, surgiu o convite para disputar o campeonato nacional junto à equipe belorizontina.
Por não ser piloto profissional, ele precisa conciliar os treinamentos com a medicina. Nos fins de semana ou em períodos de folga, Frederico se dedica à preparação para as competições da melhor maneira. “Preciso aproveitar o tempo livre com dedicação intensa. A participação no campeonato exigiu muito esforço, ainda mais, após ele passar por uma pequena cirurgia e se ausentar de uma etapa. “Eu sabia que ia ser difícil, mas não impossível”, diz. Como bom atleticano, Frederico Bicalho sabe da força e do significado de sempre acreditar. Deu certo.