Desde 1984
Região
22 de agosto de 2019
Adeus a Gaby - Morre jovem com leucemia que mobilizou internet
Reprodução/Facebook
Gaby usava redes sociais para demonstrar vitalidade mesmo com doença.
Faleceu na madrugada desta quinta-feira (22) a jovem novaerense Gabriela Carvalho Sena, a Gaby, de 17 anos. Ela mobilizou as redes sociais no ano passado, numa campanha de doação de medula. Ela havia sido diagnosticada com leucemia em abril de 2015, e fez sessões de quimioterapia por dois anos e meio, insuficientes para debelar a doença por completo. Em abril do ano seguinte, a doença voltou a se manifestar.

Em setembro de 2018, Gaby recebeu um transplante de medula óssea de um doador anônimo, o que foi muito comemorado pela família. A chance da medula de alguém ser compatível com a de outra pessoa fora do círculo familiar é de uma em cem mil. Além disso, muitos pacientes esperam por anos até que encontrem um doador compatível.
Gaby e sua família organizaram uma campanha para conscientizar outras pessoas sobre a importância da doação de medula óssea. Ônibus saíram de Nova Era com destino a Belo Horizonte para levar voluntários para fazer o teste de compatibilidade. Amigos fizeram a campanha TodosPelaGaby – Gotas Salvadoras pelas redes sociais para conseguir mais doadores. Uma rifa foi feita para angariar fundos para custear o tratamento de Gabriela.

Ao A Notícia em outubro de 2018, ela fez um apelo: “Não pensem duas vezes em fazer os testes, mesmo não conhecendo o receptor, pois muitas pessoas passam pelo que passei. Estou bastante ansiosa e torcendo para tudo dar certo e poder voltar logo para minha rotina normal”.

Em seu perfil na rede social Facebook, Gaby fazia constantes postagens demonstrando que, mesmo com uma grave doença, mantinha a alegria e a vontade de viver. A morte de Gabriela foi muito lamentada nas redes sociais, e vários amigos publicaram mensagens de pesar e condolências à família.