Desde 1984
Geral
9 de agosto de 2019
Prefeita Simone tem três assessorias de comunicação
Arquivo JAN / Reprodução
Will Jony, Naira Ananias e Carlos Moreira na comunicação do Governo
O Governo da prefeita de João Monlevade, Simone Carvalho (PSDB), tem três assessorias de Comunicação, uma oficial e duas informais, mas todas tentando ser muito atuantes. A oficial tem como titular o jornalista Will Jony Gomes Nogueira e funciona em duas salas no prédio da Prefeitura, contando com pelo menos cinco funcionários, além do titular. No papel é a assessoria de Comunicação de fato, atende aos órgãos de imprensa e secretarias, e responde ao comando tanto da prefeita quanto de seu marido, o ex-prefeito Carlos Moreira.
A “segunda assessoria de Comunicação” é informal, mas tem como titular a advogada Naira Ananias, lotada como diretora da Procuradoria Jurídica e dando expediente na antessala do gabinete da prefeita. No ano passado, ela teve problemas de relacionamento com a Procuradora Jurídica, o que gerou várias denúncias na imprensa, desgaste político que foi contornado com sua transferência para o gabinete da prefeita, mas permanecendo lotada no cargo original em desvio de função.
Cabe a Naira a produção de arte do material da prefeita para as redes sociais e sua distribuição a uma lista de comissionados que têm como tarefa repercuti-las nas páginas pessoais de cada um no Facebook, trabalho feito à revelia do titular de fato da comunicação, apesar de uma ou outra funcionária de sua equipe auxiliar Naira Ananias. Esses ocupantes de cargos políticos de livre nomeação da prefeita, além de repercutirem as mensagens, fazerem comentários positivos nas páginas dos colegas e da própria prefeita. Talvez por falta de conhecimento sobre a legislação, essas artes atropelam a lei ao fazer propaganda de promoção pessoal da prefeita, o que parece estar sendo ajustado após denúncia tornada pública.
A “terceira assessoria de Comunicação” funciona fora da Prefeitura e, pelo menos diretamente, não é bancada com recursos públicos. Ela funciona diariamente de 10 ao meio dia ou pouco mais, no estúdio da rádio educativa Global, onde o esposo da prefeita e ex-prefeito, Carlos Ezequiel Moreira, é diretor e comunicador do horário. Como principal porta voz do governo, todos os dias em que apresenta o programa ele entrevista a prefeita ou um assessor dela, sempre terminando com elogios à sua administração. O entrevistado e a pauta são sempre definidos por Moreira, que aproveita sua condição de comunicador e marido para pressionar a opinião pública contra os vereadores de oposição e rebate ou desmerece qualquer crítica à administração municipal. De propriedade da Fundação Germin Loureiro e subordinada à fiscalização do Ministério Público, a rádio Global veicula anúncios da Prefeitura de Monlevade. A Assessoria de Comunicação oficial informou que, neste ano, a Rádio Global recebeu cerca de R$15 mil, mesmo valor destinado a outras emissoras FM, como Rádio Líder e Rádio Alternativa.
Na manhã de anteontem, quarta (7), a reportagem do A Notícia flagrou os três, Will, Naira e Moreira, em reunião informal na área externa do prédio da Prefeitura Municipal.