Desde 1984
Geral
12 de julho de 2019
Faltam 600 vagas nas creches de João Monlevade
Erivelton Braz
Obras na Creche do José de Alencar que deve abrir mais 200 vagas em Monlevade
As creches municipais de João Monlevade têm um déficit de 600 vagas para atender toda a demanda. Atualmente, segundo a Secretaria Municipal de Educação, a rede municipal recebe 630 crianças entre 0 e 3 anos, o que representa 51,2% de cobertura. Apesar disso, o município já cumpre uma determinação do Governo Federal que estabelece o atendimento para metade das crianças nessa faixa etária até 2025. A informação é de Geralda Maria de Castro Oliveira, a Gegê, ex-secretária de Educação e que hoje é membro da equipe pedagógica da Secretaria.
Para crianças a partir dos 4 anos, segundo Gegê, não existe déficit: todas as são atendidas, tanto em escolas da rede municipal quanto da rede estadual. “Todos os alunos são atendidos também no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos”, disse Gegê.

José de Alencar

A inauguração da creche do bairro José de Alencar, prevista para o início de 2020, deve abrir novas 200 vagas em tempo integral ou 400 em tempo parcial. Gegê disse que a tendência é optar pelo atendimento em tempo integral, como nas outras creches. A construção da unidade foi garantida através do programa federal Pró-Infância, que doou os recursos para a construção, enquanto o restante da obra ficou a cargo do município. Com a inauguração, o déficit será diminuído em um terço. O governo Simone Cavalho (PSDB) também já anunciou que pretende construir uma creche no bairro Planalto.