Desde 1984
Geral
12 de julho de 2019
Belmar processa Sinval e pede R$15 mil de indenização
Arquivo JAN
Sinval esfregou o livro no rosto de Belmar
O vereador Belmar Diniz (PT) processou o parlamentar Sinval Dias (PSDB) pela agressão sofrida por ele, durante reunião da Câmara no dia 10 de Abril. Belmar requer a condenação de Sinval no valor de R$15 mil, a título de Danos Morais, porque o tucano esfregou um livro de Registro da Casa Legislativa no rosto dele.
Segundo Belmar, ele procurou seus direitos já que, segundo ele, a Câmara e o PT, seu partido, foram omissos no episódio. Procurado pelo A Notícia, Belmar confirmou a informação veiculada em primeira mão pelo site defatoonline, do pedido judicial e informou realização de audiência de conciliação na próxima terça-feira (16).
Belmar Diniz também disse que essa não foi a primeira vez que Sinval o desrespeitou. Ele lembrou os ataques à memória do pai dele, o ex-prefeito Leonardo Diniz (PT), entre outras ocasiões. Ainda segundo Belmar, ele espera que a justiça seja feita. Procurado, Sinval disse que está com a consciência tranquila e que e é direito de quem estiver ofendido procurar a Justiça.

O caso

Durante a reunião do dia 10 de abril, o vereador Sinval Jacinto Dias (PSDB), agrediu, com um livro de registros, Belmar Diniz (PT), enquanto o petista utilizava a tribuna da casa. Sinval interrompeu uma fala de Belmar, que criticava duramente o governo, alegando que o colega não poderia, pelo Regimento Interno, utilizar o espaço, pois seu nome não constava no livro de registros de assuntos relevantes. Belmar respondeu ao questionamento de Sinval, se dirigindo ao presidente, Leles Pontes (PRB). Irritado, o petista disse: "Emprestem um óculos para este rapaz aqui, por gentileza”. Em seguida, Sinval o agrediu com o livro, o esfregando em seu rosto. Após a agressão, Belmar atirou o livro de volta na direção de Sinval. Os ânimos tiveram que ser contidos pelos colegas. Os dois vereadores ainda trocaram ofensas e discutiram acaloradamente. A reunião foi interrompida por alguns minutos, depois retomada e encerrada. O caso ganhou ampla repercussão.