Desde 1984
Geral
12 de julho de 2019
Chefe do Settran diz que Novo Centro é obra “corajosa”
Julieta Bittencourt
Brenno Lima afirma que "Novo Centro" é uma megaobra
Ele assumiu toda a responsabilidade pelo projeto

O chefe do Serviço de Trânsito e Transportes (Settran), Brenno Lima, esteve na tarde desta terça-feira (9) na redação do A Notícia para uma entrevista sobre o projeto Novo Centro. A entrevista está disponível no portal anoticiaregional.com.br.
Na conversa, Brenno disse que o projeto está sendo feito aos poucos, e que as mudanças que não agradarem poderão ser revertidas: “Nós temos a humildade para mudar aquilo que não der certo”. Ele classificou a obra como “corajosa” e disse que o serviço é fruto de um projeto feito pela equipe de engenharia de trânsito da Prefeitura, sem apontar quem é o engenheiro responsável. “Não existe na Prefeitura, engenheiro específico para nada. Existe o setor de engenharia. O setor de projetos. Não cabe ênfase neste sentido. Tudo o que for executado, seja bom ou ruim, o responsável chama-se Brenno Lima. Qualquer obra realizada no trânsito é de minha responsabilidade. Eu sou a autoridade municipal de trânsito”, afirmou. Ainda segundo ele, as obras tiveram custo quase zero para o município: “Temos as fábricas de asfalto e de placas. Poucas coisas nós tivemos que licitar, como o caminhão munck. É uma megaobra”, afirmou.
O chefe do Settran também afirmou que os resultados das mudanças serão percebidos até o fim do ano e que a população vai gostar. Brenno Lima afirmou ainda que eventuais mudanças no sentido do trânsito das ruas Lucindo Caldeira e Geraldo Antônio, em Carneirinhos, são um “plano B” para desafogar o trânsito na região central, e que não serão implementadas imediatamente. Ele prometeu mudanças também nas ruas Dois (Eduardo Dias), no Belmonte, e Nova Iorque, no Cruzeiro Celeste.

Enquete

Em uma enquete realizada na página do Facebook do A Notícia, 64% dos participantes reprovaram os resultados do projeto Novo Centro. Entre as críticas, estão o grande fluxo de veículos, principalmente na avenida Getúlio Vargas e no sentido do bairro Santa Bárbara da avenida Wilson Alvarenga, a recolocação do ponto de ônibus e a falta de um projeto definido.

Confira onde e quais são as mudanças

O Projeto Novo Centro fez alterações no trânsito em Carneirinhos. Houve a interligação das avenidas Gentil Bicalho e Wilson Alvarenga, para quem desce sentido à Usina. Também, houve inversão de mão de direção, na rua Hildebrando Santana. O acesso a rua agora é pela avenida Wilson Alvarenga. O Settran também inverte o sentido na rua Armando Batista, permitindo a saída da Wilson Alvarenga para a avenida Getúlio Vargas. Agora, quem vem dos bairros Rosário, Vale do sol e Mangabeira, não pode mais subir sentido à Prefeitura. O motorista precisará contornar na rua Danilo Bicalho (próximo à antiga Ferreira Pinto e descer a avenida Getúlio Vargas.
Desde quarta feira (10) está proibida a conversão à direita na rua Neném do Lindinho, em Carneirinhos, para os motoristas que sobem a Wilson Alvarenga. Aqueles que quiserem acessar a rua Pio XI, paralelo à praça, deverão subir pela Wilson Alvarenga até a Armando Batista. A própria rua Neném do Lindinho sofrerá inversão de trânsito. Antes utilizada apenas para subir sentido bairro Rosário, ela passará a ser via de acesso à Wilson Alvarenga de quem vem pela ruas Fernão Dias e Pio XI. Outra inversão será no trecho da rua Fernão Dias que se inicia no cruzamento com a rua Armando Batista e segue até a esquina com a rua Neném do Lindinho. O trânsito deverá uir neste sentido. Veja o mapa: