Desde 1984
Região
28 de junho de 2019
Mini-entrevista do A Notícia - Antônio Carlos, prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo
Reprodução/Elisângela Bicalho/ACOM PMSGRA
Antônio Carlos Noronha (PDT) é prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo
O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho (PDT), passou por momentos difíceis neste ano, com a suspensão parcial das atividades da Mina de Brucutu. Após decisão judicial, a paralisação da mina levou prejuízos de cerca de R$230 mil por dia ao município, forçando a administração a mudar seu planejamento. Porém, na semana passada, a justiça acatou pedido do município e determinou a volta das atividades na mina. Nesta pequena entrevista, ele fala de como lidou com a queda repentina da receita, entre outros assuntos. Confira:

1)Quais são suas expectativas com relação ao retorno de operação na Mina Brucutu?

São Gonçalo é uma cidade que vive da mineração e seus impostos são empregados na educação, saúde, desenvolvimento. A volta do funcionamento total da Mina de Brucutu trará retorno a toda população numa sequência de obras, de ações, que o nosso governo vem fazendo. Além disso, Brucutu é de suma importância não só para economia de São Gonçalo, mas ela movimenta toda a economia regional.

2) Como a cidade lidou com queda na receita devido à paralisação dos trabalhos na Mina?
Num primeiro momento, temos perda no CFEM que gira em torno de R$230 mil por dia. O município segue replanejando suas ações em investimentos. Esse replanejamento não implica cortes até o presente momento.

3) Como está a preparação para o Festival de Inverno neste ano?
Vamos realizar o 15º Festival de Inverno e o 1º Festival Gastronômico que ocorrerão na última semana de julho. A primeira atração confirmada do Festival de Inverno é a banda 14 Bis, que se apresenta no sábado (27). Também haverá show das bandas Sargent Peppers, cover dos Beatles e Lurex, cover do Queen.

4) O senhor prometeu construir estátua gigante de Santa Rita, na comunidade de Pacas. É fruto de alguma promessa à Santa das causas Impossíveis?
Essa obra é fruto de solicitação da comunidade desde o meu primeiro mandato, inclusive tem um abaixo-assinado dos moradores em virtude da devoção a Santa Rita.

5) Como fica a sucessão municipal: Já está definido o candidato do prefeito?
A sucessão será discutida em momento oportuno, em 2020. Mesmo porque as eleições de 2018 nos ensinaram que sair muito à frente pode não ser atrativo.