Policia
12 de junho de 2019

Em solenidade da PM, Comandante fala em redução da criminalidade

Erivelton Braz
Cerimônia comemorou 244 anos em solenidade no auditório do CEJM

Evento celebrou 244 da Polícia Militar e
contou com presença de parceiros da instituição


Durante cerimônia que celebrou os 244 anos da Polícia Militar de Minas Gerais, na manhã desta quarta-feira (12), o Tenente Coronel Fábio Barcelos, comandante da 17ª Companhia Independente da Polícia Militar de João Monlevade, anunciou a redução da criminalidade nos municípios da região. Apesar de não citar números, o comandante disse que pelo terceiro ano, os índices de violência diminuíram. “Este é o terceiro ano de redução da violência na cidade. Essa redução é fruto do empenho de todas as forças de segurança da cidade, Polícia Militar, Civil, Ministério Público, Judiciário e demais parceiros, como empresas, comércios e poderes Executivos e Legislativos”, pontuou Barcelos.
Ainda em sua fala, o Tenente Coronel enalteceu a tropa e destacou o empenho dos policiais na promoção da segurança. “Os policiais são os heróis do dia a dia. São guerreiros que, na chuva, no frio, no calor, sábado, domingo ou feriado estão sempre prontos para servir. Minha tropa não tem má vontade no combate. Todos são voluntariosos e se comprometem com os cidadãos, mesmo durante folgas. O trabalho deles é valoroso”, frisou.

A prefeita Simone Carvalho (PSDB) e o vice-prefeito Fabrício Lopes (MDB), prestigiaram a cerimônia. Em seu discurso, a Chefe do Executivo também elogiou o trabalho dos militares e disse que a administração está de portas abertas para a Polícia Militar. “É com grande satisfação, que dentro do possível, mantemos uma parceria com a Polícia Militar, na certeza de ações rápidas e respostas rápidas para nossa sociedade, sempre cuidando da segurança pública e protegendo o cidadão e a cidadã de bem de nossa cidade. Temos registrado, dia após dia, a redução da criminalidade graças ao trabalho da Polícia Militar. A PM é sem dúvida nenhuma, o orgulho para o povo mineiro. Uma corporação honrada que hoje chega aos 244 anos, tendo como função primordial o trabalho ostensivo, sempre visando a preservação da ordem pública”, pontuou a prefeita. Ao A Notícia, Simone Carvslho disse que a sua administração ajuda a PM com R$5mil mensais, via convênio.

Alguns prefeitos de municípios comandadas pela 17ª Cia também estavam presentes: João Batista Mateus de Morais, o Galo índio (PTB) de Alvinópolis; Wilber José de Souza (DEM), de Bela Vista de Minas; José Alfredo de Castro Pereira (PR) de São Domingos do Prata e João Bosco Coelho (MDB), de Dom Silvério. O Assessor de Governo da Prefeitura de Sem Peixe, Antônio Geraldo Nardy, representou o prefeito, Farias de Menezes (PSL). Além desses, a 17ª Cia Independente da Polícia Militar comanda as cidades de Rio Piracicaba, Dionísio, Nova Era, Rio Piracicaba, São José do Goiabal e Sem-Peixe.

A solenidade
As atividades foram abertas com a leitura de uma carta do comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Giovanne Gomes da Silva, destacando os trabalhos realizados pela instituição no combate a criminalidade no estado. Além de centenas de militares que atuam em toda a região e dos prefeitos, o evento contou com a presença de autoridades do Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Serviço Voluntário de Resgate (Sevor), vereadores de João Monlevade e diretores dos Presídios, de João Monlevade e Rio Piracicaba. Também foram homenageados colaboradores beneméritos da Polícia Militar, militares da ativa e da reserva, funcionários civis que atuam na Companhia e demais parceiros da PM.