Desde 1984
Geral
14 de maio de 2019
São Gonçalo na luta contra abuso e exploração sexual de crianças
Anágnia Flois/PMSGRA
Trabalhos dos alunos foram expostos no centro cultural.
Concurso, teatro e palestras são algumas das ações realizadas

Teatro, palestras e concurso de frases e desenhos promovem conscientização para celebrar o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em São Gonçalo do Rio Abaixo. A programação começou no dia 6 e segue até esta sexta-feira (17).
Na manhã desta terça-feira (14), no espaço multiuso do Centro Cultural, ocorreu a entrega da premiação do I Concurso de Frase e Desenho do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A ação reuniu 71 trabalhos de estudantes da rede de ensino municipal e estadual. Foram contemplados os três melhores em cada categoria.
Com a frase “Nem todos os monstros vivem debaixo das camas”, Jheniffer Hélvia Gonçalves dos Santos, da Escola de Tempo Integral Maria de Lourdes Duarte Moreira dos Santos, ficou em 1º lugar. A estudante Kamilly Vitória Carmo Domingues, também da escola Integral Maria de Lourdes, conquistou a 2ª colocação com a frase “Não feche os olhos para a exploração sexual, pelo contrário, abra a boca e denuncie”. E a frase “Criança não é um brinquedo de adulto” rendeu ao aluno Lucas da Silva Souza da Escola Municipal de São José o 3º lugar.
A aluna Jheniffer Hélvia também conquistou a 1ª colocação na categoria desenho. Já a estudante Lumara Joana Leite Alves, da Escola de Tempo Integral Maria de Lourdes, ficou em 2º lugar e a 3ª colocação ficou com a estudante Giovana Malta Fonseca da escola Centro Educacional São Gonçalo do Rio Abaixo (Cesgra). Os vencedores receberam brindes e certificado.
A peça teatral “Abuso não é carinho” percorreu todas as escolas do município, entre os dias 6 a 10 de maio. O enredo alerta as crianças e adolescentes sobre possíveis situações de abuso.
A programação segue com palestras nesta quarta-feira (15) e quinta-feira (16). Assuntos relacionados ao abuso envolvendo crianças e adolescentes serão abordados pelas assistentes sociais do Creas para as beneficiárias da Associação de Assistência Serviço Social de São Gonçalo do Rio Abaixo (Aassgra).
As atividades encerram-se na sexta-feira (17) com panfletagem e distribuição de adesivos para veículos na Praça Central e em frente à Prefeitura. As peças incentivam a denúncia de quaisquer irregularidades: “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes – Disque 100”.