Desde 1984
Geral
12 de abril de 2019
Vale anuncia construção de muro de contenção na mina de Congo Soco
Reprodução
Muro iria conter rejeitos da Barragem Sul Superior, da Mina de Congo Soco
Obra de contenção terá 35 metros de altura e 400 de extensão

A mineradora Vale confirmou a construção de um muro de contenção na barragem Sul Superior, da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais. De acordo com as informações, a estrutura terá 35 metros de altura, o equivalente a um prédio de 12 andares, 5 metros de fundação e 10 metros de espessura, com um total de 400 metros de extensão. A obra terá início em 20 dias e será feita à base de concreto compactado.
O objetivo da empresa é conter os rejeitos da barragem em caso de rompimento, que passou do nível 2 para o nível 3 no dia 22 de março, por orientação da Agência Nacional de Mineração (ANM).
Em reunião realizada na noite desta quinta-feira (11), o consultor técnico Ricardo Reis apresentou o projeto de construção da estrutura para os moradores que já saíram das comunidades de Vila do Gongo, Socorro, Tabuleiros e Piteira e das zonas secundárias de risco. Segundo Ricardo, o muro não é uma construção definitiva e será derrubado após o descomissionamento da barragem. Ainda de acordo com o consultor, a construção do muro irá durar um ano e o descomissionamento, três anos.
A mineradora ainda informou que serão criados 300 empregos com a obra. (Com informações do site DeFato Onine)