Desde 1984
Geral
12 de abril de 2019
O giro do tempo
Em 1984, na rua Hamacek, uma casa residencial cedia sua sala para funcionamento de um jornal que ensaiava circular. Estive lá, olhei, desejei sucesso, mas, confesso, não acreditei muito porque eu já havia vivido a mesma experiência e não tinha dado certo. Em pouco tempo, vi que a minha presunção estava errada. Afinal, nem todo mundo é como eu. Naquela mesma época eu trabalhava na Prefeitura de João Monlevade com o ex-prefeito Germin Loureiro. Foi aí que houve expansão da minha amizade com o dono do jornal, que foi batizado com um nome bonito: “A Notícia”, coerente com a função.
Depois, a sede do jornal passou a ser verdadeiramente uma sede, na rua Brasília. Findava o mandato de seis anos de Germin Loureiro e, em 1988, deixávamos a Prefeitura, ocasião em que fui convidado para trabalhar no jornal. Lá, fiquei por cinco anos e meio, chegando a comandar a editoria, tendo como editor-adjunto, o jornalista Marcelo Melo.
Em meados de 1993, retornei à Prefeitura. Mas o tempo foi passando e a sede do jornal mudava de local de tempos em tempo. Sempre para melhor. Agora, chegamos aos trinta e cinco anos. Seu fundador entregou o empreendimento para a filha Maria Cecília e a edição para o competente Erivelton Braz. Mas ele não se aposentou.
A cachaça penetrou tanto que ele aderiu ao modernismo midiático e usa as redes sociais. Com o mesmo brilhantismo de outrora. Sem sombra de dúvida, é o Assis Chateaubriand da imprensa interiorana. Divide seu tempo entre o Facebook e uma empresa de turismo. E sempre exalando aulas saudáveis de informações sobre conduta ética na política, comportamentos exemplares de gente famosa e, como não poderia deixar de ser, censura aos que desviam os bons costumes. O nome dele? Márcio Magno Passos, filho de um cidadão que a história ainda não fez o registro dele, pois foi o responsável pela criação e instalação de todos os grupos de Alcoólicos Anônimos em toda região, e sobrinho de um dos maiores exemplos de empreendedorismo em João Monlevade, o criador da Esmetal, Rodolfo Passos.
Tomara, Márcio, que um dia seu nome seja também lembrado para compor a história de João Monlevade, porque hoje, legitimamente aposentado mas trabalhando, você deixa um rastro de eficiência e cidadania, que orgulha todos os seus amigos. Jornal A NOTÍCIA, 35 anos fazendo imprensa.

() Chico Franco é jornalista, foi assessor de Comunicação da Prefeitura de João Monlevade e editor do A Notícia. Ele apresenta o programa “Na Boca do Povo”, diariamente, na Rádio Comunicativa FM