Desde 1984
Geral
12 de abril de 2019
Se vire nos 35
Em 1984, eu era um empreendedor quebrado, saído de uma mal sucedida experiência em empresa fotográfica, mas vinha com boas lembranças na área da comunicação, resultados de minhas passagens pela Rádio Cultura e jornal Atualidades, ambos mantidos pela então Belgo-Mineira.
Sem dinheiro, resolvi voltar às origens e criar um jornal com regularidade semanal de circulação e com foco noticioso na região do Médio Piracicaba. Foi assim que surgiu o A Notícia, com sua primeira edição circulando no dia 13 de abril daquele ano.
Trinta e cinco anos depois, estamos comemorando a história do jornal com mais tempo de circulação regular no município de João Monlevade. Nenhum outro órgão de comunicação da mídia impressa, público ou privado, registrou três décadas e meia da história de 55 anos da cidade, com cobertura abrangendo toda a região.
O mérito da iniciativa, eu aceito com orgulho, mas a responsabilidade de construir esta grande contribuição para o registro dos principais fatos da nossa história recente, merecidamente, precisa e deve ser dividido com centenas de ex e atuais colaboradores, com destaque para mais de uma dezena de editores que nos ajudaram a vencer tamanho desafio.
É que fazer jornalismo no interior, onde todos se conhecem bem, não é uma tarefa fácil e nos submete a todo tipo de provocação, críticas, ameaças e até agressões. Não faltaram, no entanto, profissionais e cidadãos dispostos a cumprir a proposta e bem.
Muito complicado, diante disso tudo, a manutenção financeira da empresa, sempre censurada economicamente e das mais variadas formas. O espírito de equipe sempre prevaleceu, permitindo-nos o equilíbrio na difícil linha do bom senso, para não inviabilizar o empreendimento, mas sem comprometer sua linha e compromisso editorial. Esta é uma luta permanente; sem fim.
Os 35 anos chegam com um desafio ainda maior: reinventar o A Notícia diante das mudanças tecnológicas e de comportamento nesta era informatizada e de domínio das redes sociais. Os “santos” fakes news que nos protejam, pois são eles que estão sedimentando o novo espaço da imprensa. Cabe a cada um se ajustar e, especialmente ao A Notícia, se virar nos 35. É um grande desafio, como tudo de bom na vida. Do alto de minha aposentadoria, torço e me coloco como colaborador para ver bons resultados dessa reinvenção a caminho dos cinquenta anos. Monlevade e região, com certeza, agradecem.

() Marcio Passos é jornalista aposentado e fundador do A Notícia