Região
12 de abril de 2019

Câmara e Pastoral realizam reunião sobre barragens

Reprodução
Reunião contou com grande participação da comunidade, que está preocupada com risco de rompimento de barragens

A Câmara Municipal de Nova Era promoveu, na noite da última quarta-feira (10), uma reunião na igreja católica do bairro Capoeirana para tratar sobre as barragens de mineração que cercam a cidade, assim como os riscos que elas trazem à comunidade. Centenas de moradores da localidade compareceram à reunião, que foi conduzida pelos representantes da Pastoral da Juventude, Matteus Leão e Hélio Martins.
Os palestrantes informaram sobre as técnicas utilizadas nas barragens Pontal, Itabiruçu, Rio de Peixe e Conceição e sobre os reais riscos que Capoeirana corre, caso alguma delas chegue a romper. Foi sugerido também que a comunidade crie uma comissão representativa para cobrar da empresa Vale iniciativas preventivas, como cadastro de moradores e propriedades, treinamento e sinalização de rota de fuga, entre outras ações, para garantir segurança para a localidade.
A reunião foi solicitada aos membros da Pastoral da Juventude pelos moradores da comunidade de Capoeirana, com o objetivo de prestar mais esclarecimentos sobre o assunto, após audiência pública realizada no dia 28 de março pela Câmara Municipal de Nova Era.
Na ocasião, vereadores de Nova Era e das cidades de Bela Vista de Minas e São Domingos do Prata, representantes políticos, integrantes de movimentos sociais, representantes do ramo empresarial, assessores de deputados federais e a população local discutiram questões sobre barragens que cercam o Médio Piracicaba e região, diretrizes a serem tomadas e atitudes a serem cobradas da empresa Vale. Além disso, foram mensurados os reflexos negativos que podem ser gerados nas comunidades, caso haja a ruptura de qualquer das barragens que cercam a região, sejam elas na distribuição de água, prejuízos ambientais, materiais e humanos.