Desde 1984
Região
9 de abril de 2019
Presidente da Amepi entrega reformas e reduz repasses de associados
Divulgação
Presidente da Amepi destacou pontos positivos da sua gestão
O presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi), o prefeito de Santa Bárbara, Leris Braga (PRB), entregou, na última quinta-feira, as obras de reformas da sede da Amepi. Além disso, o presidente da entidade, anunciou que a mensalidade dos municípios associados será reduzida em 10%, a partir de 2020. Neste ano, ele concedeu redução de 6% aos associados e pretende, no ano que vem, conceder mais 4% nos repasses feitos pelos municípios.
As novas instalações do espaço abrigam a sede de cinco instituições. Além da Amepi, estão no ambiente as sedes do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba (Consmepi), do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba(Cismepi), do Consórcio Público de Gestão dos Resíduos Sólidos do Médio Piracicaba(CPGRS) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba-MG (CBH - Piracicaba). Na ocasião, também foi entregue o serviço de castramóvel aos municípios, através do recém-lançado, Programa de Esterilização de Animais Domésticos.
O Presidente da Amepi destacou o momento como “memorável” e ressaltando a superação dos desafios, a partir de iniciativas que objetivam transformar a sociedade. Leris pontuou que cada resultado colhido dentro da Associação é fruto do trabalho dos prefeitos, de câmaras e da equipe técnica. Ele também elogiou e agradeceu a confiança dos gestores municipais associados e enalteceu a ação do deputado Tito Torres (PSDB), presente na solenidade.
Leris Braga afirmou que dentro dessa proposta corporativista e associativista se encontra o maior pilar para o desenvolvimento regional. Assim sendo, ele convidou a vir a frente uma representante de cada uma das instituições sediadas naquele local, salientando a importância da unicidade da equipe de cada associação ali contemplada, a fim de que todos possam persistir e progredir na causa municipalista. “A união é importante para construirmos soluções inovadoras, a fim de entregar à população aquilo que ela mais deseja: os serviços de qualidade”, garantiu.

Discursos
Em seu discurso, o deputado estadual, Tito Torres, salientou a importância da Amepi para a região, como uma Associação forte, prestando serviços de qualidade. O parlamentar também elogiou todas as inovações incorporadas à Instituição.
O vice-presidente da Amepi e prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho (PDT), falou do orgulho em fazer parte de uma entidade movida pelo trabalho em prol da causa regional, guiada pela inovação e desenvolvimento de um trabalho sério.
O vice-prefeito de João Monlevade, Fabrício Lopes (MDB) destacou a satisfação em participar da solenidade e lembrou dos diversos debates e pessoas envolvidas na concretização daquele momento. Para Lopes, as ações empreendidas são muito importantes para o fortalecimento da Associação.
O gestor municipal de Bom Jesus do Amparo, Dário Ferreira Motta, falou do privilégio em ser parte da Amepi e da possibilidade de desfrutar dos serviços ofertados, principalmente, os de engenharia. “Como município pequeno é muito importante esse auxílio”, pontou. Já o chefe do executivo de Alvinópolis, João Batista Matheus de Moraes, elogiou o trabalho de gestão da Amepi, em prol do desenvolvimento do Médio Piracicaba.
O prefeito de São Domingos do Prata, José Alfredo de Castro Pereira, destacou o papel da Amepi como instrumento de todos os prefeitos, contribuindo com os projetos empreendidos pelos municípios. Já o chefe do executivo de Catas Altas e presidente do Cismepi, José Alves Parreira, elogiou o compromisso de Leris Braga, à frente da Amepi, com o serviço público, e agradeceu pela reestruturação que também propiciou aos funcionários do Consórcio de Saúde um novo local de trabalho.
O chefe do executivo de Itabira, Ronaldo Lage Magalhães, falou do quanto é bom ver o crescimento das entidades, recebendo investimentos, mesmo em um cenário de crise. O vice-prefeito de Bela Vista de Minas, Jânio Martins da Silva, na ocasião representando o Chefe do Executivo, falou da gratidão pelo trabalho realizado pela Amepi e destacou as mudanças positivas feitas na Associação.
O prefeito de Santa Maria de Itabira, Reinaldo das Dores Santos, parabenizou a toda equipe da Amepi pelo empenho no trabalho.

A Obra

As obras de revitalização a Amepi custaram R$250.636,81 e contemplaram, nas dependências da Amepi, a implantação do projeto de prevenção e combate a incêndio, aprovado pelo Corpo de Bombeiros. Os ambientes da sede foram reformados e pintados com novos padrões de cores e texturas. Outro ponto, foi a execução e impermeabilização na laje de cobertura da escada central, resolvendo um problema antigo de infiltração.
As luminárias antigas, em lâmpada eletrônica, foram substituídas por LED, reduzindo o consumo de energia da Associação. Também foram instaladas placas de identificação visual em todas as dependências da Amepi. Também houve compra de mobiliário e equipamentos para a associação.
Além dessa reestruturação, houve também obras de paisagismo, contemplando a limpeza de toda área verde. A obra garantiu nova sede para o Cismepi, contemplando a instalação de piso em porcelanato, abertura de novas janelas e portas em vidro temperado. Também foram feitas divisórias em vidro, com isolamento acústico e novas instalações elétricas, de rede de internet e de telefone.
Ainda neste contexto, os muros de contenção, que estavam com fissuras e trincas, foram recuperados e as telhas danificadas, substituídas. A nova reestruturação da sede da Amepi proporcionou espaço independente a todas as instituições parceiras instaladas no ambiente, completamente autônomas.
Já o veículo para abrigar o castramóvel, um Fiat Ducato Maxicargo, ano 2018/2018, comprado com o recurso da Amepi, custou R$ 202.900,00.

Nova Secretária Executiva

Na ocasião, o presidente da Amepi e do Consmepi, Leris Braga, também apresentou a nova secretária executiva do Consórcio, a monlevadense, Christiane Linhares Vale. Ela participou de um processo seletivo que recebeu 192 inscrições, sendo 75 inscritos da área de abrangência do consórcio.
Christiane Vale é advogada, com especialização em Direito Processual. Ela tem experiência como procuradora e assessora jurídica em municípios mineiros, como: Bela Vista de Minas, João Monlevade, Pequi, Florestal e Conceição do Mato Dentro. Atuou, também, nas área de Administração e Finanças, bem como em escritórios especializados em Direito Público. Atualmente, é membro da Comissão de Direito Municipal da OAB/MG. A nova Secretária Executiva disse que é uma honra fazer parte do Consmepi e espera poder agregar sempre aos municípios, no atendimento das necessidades de cada um.
O processo de seleção contou com o apoio voluntário da empresa Novos Governos, que atua no ramo de consultoria e assessoria em gestão municipal e política, tendo entre seus objetivos o apoio, a seleção e o ingresso de talentos na gestão pública.