Desde 1984
Região
9 de abril de 2019
João Monlevade castra e “chipa” 25 animais domésticos
Divulgação
Equipes da Amepi, Prefeitura e veterinários durante a ação na última sexta
Cidade é a primeira a receber serviço de castração animal da Amepi

Dos municípios da região, João Monlevade foi o primeiro a receber o serviço de esterilização de animais domésticos, oferecido pela Associação dos Municípios do Médio Rio Piracicaba (Amepi) e pelo Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi).
O serviço foi lançado na quinta-feira (4), com a entrega de um castramóvel aos municípios associados, pelo presidente da Amepi e Consmepi, o prefeito de Santa Bárbara, Leris Braga. Já na manhã de sexta-feira (5), o veículo ficou à disposição, no ginásio Li Guerra e realizou a castração e a chipagem de 25 animais domésticos, entre cães e gatos, que estão no canil da Prefeitura monlevadense ou lá foram adotados.
A equipe da clínica veterinária credenciada, Lanza e Fernandes, realizou os procedimentos, sob supervisão do veterinário cedido por Itabira para o Consmepi, Roger Alvarenga. Segundo a Amepi, o objetivo desta ação é atender toda a região, sendo que, os municípios não associados e/ou consorciados poderão buscar o serviço, conforme o requisito da instituição. “É importante salientar que o Consmepi faz a cessão do Castramóvel por meio de convênio, mas a responsabilidade de organizar e gerenciar os atendimentos é da prefeitura solicitante”, informa nota da entidade.
Também segundo a Amepi, a iniciativa é uma política pública que objetiva o controle reprodutivo, mediante o desenvolvimento de ações com fins de proteção, promoção e preservação das saúdes pública e animal e da qualidade do meio ambiente. “A castração de cães e gatos, além de evitar o abandono e sofrimento de animais, é essencial para a saúde humana, visto que, animais sem os devidos cuidados são potenciais transmissores de doenças”, informa a Amepi.