Geral
15 de março de 2019

Para a maioria dos vereadores, cidade está suja e mal cuidada

Luiz Ernesto

Os vereadores de João Monlevade utilizaram grande parte da reunião ordinária da Câmara Municipal na última quarta-feira (13) para criticar a limpeza da cidade. Para a maioria dos parlamentares, Monlevade está muito suja e algo precisa ser feito de forma urgente.
O vereador Gentil Bicalho (PT) foi o primeiro a tocar no assunto e afirmou que a limpeza da cidade está lenta e mal feita, deixando a desejar. Ele também fez questionamentos a respeito do projeto "Passando seu bairro a limpo", que, segundo ele, foi anunciado pelo governo e não está sendo realizado. "Há muita morosidade na limpeza da cidade. Onde está o projeto Passando seu bairro a limpo? Falta rapidez e agilidade e a cidade está muito suja", destacou.
O parlamentar Tonhão (PPS) foi enfático ao tocar no assunto e citou como exemplo o bairro Santa Cruz, onde, segundo ele, há muito mato tomando conta da quadra de esportes, da academia ao ar livre e próximo aos pontos de ônibus. "Estive no bairro Santa Cruz no último sábado e pude constatar a situação precária do local. Há muito mato e outro dia havia uma cascavel no ponto de ônibus. A quadra de esportes está repleta de mato e todo o bairro está sujo. Aliás, não só no Santa Cruz, mas em vários bairros da cidade", disse.
Vanderlei Miranda (PR) também tocou no assunto e lembrou que, em algumas áreas maiores do município, onde há muito mato, a limpeza é feita e, pouco depois, o local está sujo novamente, não parecendo que houve o trabalho. Guilherme Nasser (PSDB) também foi duro em suas críticas em relação à limpeza urbana e frisou que uma força-tarefa deve ser feita, já que o trabalho é de responsabilidade da Prefeitura. "Sei que vai vir vereador aqui nessa tribuna tentar defender, mas não adianta. O povo não é bobo e reivindica seus direitos. A cidade está suja e tem que limpar. Isso tem que melhorar", salientou.
Os vereadores Thiago Titó (PDT), Belmar Diniz (PT), Rael Alves (MDB) e Lelê do Fraga (PTB) também falaram sobre a sujeira em pontos da cidade.
O líder do governo na Câmara, Sinval Jacinto Dias (PSDB), afirmou que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, tem feito um bom trabalho e se esforça para manter a limpeza. "A Prefeitura tem se esforçado, mas o período chuvoso também prejudica. A cidade não é pequena, é preciso ter essa consciência. Mas existe o esforço e o trabalho", afirmou.