Desde 1984
Geral
1 de fevereiro de 2019
CP10 aprova planos de câmaras técnicas
Acom/Acimon
Presidente da Acimon, Cássio Evangelista, elogia CP10
Os membros do Comitê de Desenvolvimento Econômico e Social da Acimon (CP10) aprovaram por unanimidade os planos de ação das câmaras técnicas, que apontam para o futuro que se espera para o município. Os planos de ação foram apresentados durante a plenária ocorrida na noite do último dia 24, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon).
O CP10 é o resultado da iniciativa da Acimon e o apoio de cerca de 30 instituições representativas do município, que visa discutir, planejar e viabilizar ações que possam melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. O presidente do Comitê, David Roosevelt, solicitou que cada coordenador das câmaras técnicas fizesse a explanação do seu plano de ação. Em seguida, foi feita uma breve discussão das propostas. “A ideia não é se discutir a prática dos planos, é apenas apresentar, mostrar realmente o que pensamos e em outro momento começarmos a discutir detalhes das ações propostas nesta noite”, orientou.
Para o presidente da Acimon, Cássio Barros Evangelista, a plenária foi importante, pois o comitê iniciou efetivamente os seus trabalhos em prol do município e agora cria uma corrente de união entre empreendedores e comunidade em geral. “Estão de parabéns todos os envolvidos neste imenso projeto não somente pela atuação, mas principalmente pelo engajamento e força de vontade. E é desta motivação que precisamos para melhorarmos cada vez mais a nossa realidade”, disse ele. Já o consultor Rogério Moreira, contratado pela Acimon para implantação do CP10, lembrou que esta motivação está ressaltada pelo brilho nos olhos de cada voluntário. “Pessoas querendo fazer acontecer, doando parte de seu tempo ao contribuir para bons resultados”, ressaltou Moreira. Na próxima plenária, agendada para o dia 2 de abril, o comitê receberá os membros das câmaras técnicas para discussão do andamento da implantação dos planos de ação no município.

Confira as propostas de cada câmara:

Posicionamento e Fortalecimento: criação de logomarca, divulgação do CP10 em redes sociais e afins, veiculação em site, ações de comunicação e produção de vídeo institucional.
Programa Permanente de Qualificação: criar questionário de pesquisa de capacitação com empresários, identificar parceiros para oferecer soluções/capacitações, criação de evento de grande porte alinhado às outras câmaras técnicas e criar uma agenda anual de capacitações.
Bem-Estar Arte e Cultura: criar agenda integrada e memória cultural, criar um festival de inovação e criar um festival de produto artesanal e gastronômico.
Sustentabilidade Ambiental: melhoria do sistema de tratamento de esgoto, criar selo de sustentabilidade, criar plano hidrológico, incentivar a arborização e criar impacto visual e térmico no município e promover melhor gestão do resíduo sólido urbano.
Novos Mercados: promover desenvolvimento do distrito industrial, fortalecer mercado interno, incentivar o cidadão a comprar no município por meio do projeto Sou + João Monlevade e ampliar a incubadora de empresas ao incentivar o surgimento de novos empreendedores.
Programa de Governança Local: criar observatório social, implantar projeto escola cidadã e criar conexão entre CP10 e poder executivo municipal.
Programa de Inovação: conhecer ecossistemas de inovação e buscar novos parceiros, realizar grande evento de inovação e criar agenda integrada de eventos.