Geral
11 de janeiro de 2019

Obras às margens da Alberto Lima não afetam nascentes, afirma secretária de Meio Ambiente

Reprodução

Leitores do jornal A Notícia e ambientalistas entraram em contato com a redação na tarde da última quarta-feira (9) para questionar obras de terraplenagem que estão sendo realizadas às margens da avenida Alberto Lima, na altura do bairro Nova Aclimação, próximo à empresa Prohetel, em João Monlevade.
O questionamento dos leitores é que há máquinas trabalhando próximo às várias nascentes do local. "Todos sabem que os terrenos entre a avenida Alberto Lima e a avenida Castelo Branco, no bairro República, possuem várias nascentes. Nos preocupa saber que as máquinas estão trabalhando no local e realizando a terraplenagem, o que pode afetar as nascentes e configurar em crime ambiental. O assunto é sério e deve ser analisado com critério pelas autoridades", salientou um dos leitores, que preferiu não se identificar.
Questionada sobre as obras, a secretária municipal de Meio Ambiente, Fernanda Ávila, afirmou que a Secretaria de Meio Ambiente realizou a devida vistoria no local e que as obras estão sendo realizadas dentro da legalidade e respeitando as normas ambientais. "Começaram com a movimentação de solo essa semana e tudo está sendo feito com a devida autorização da Secretaria. Os trabalhos estão sendo feitos longe das nascentes e não apresentam riscos às mesmas. Tudo está sendo feito de acordo com a RT, a Responsabilidade Técnica assinada pelo executor do serviço", destacou Fernanda.
De acordo com as informações, está sendo feita a retirada de terra do local para um loteamento.