Geral
11 de janeiro de 2019

Revetrie Teixeira está no CTI do Hospital das Clínicas em Belo Horizonte

Arquivo JAN
Revetrie está internado no Hospital das Clínicas, em Belo Horizonte, desde a última terça-feira

Com paralisia nos braços e pernas, vereador foi acometido com a Síndrome de Guillain-Barré


O vereador de João Monlevade, Revetrie Teixeira (MDB), de 40 anos, está no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital das Clínicas, em Belo Horizonte, para onde foi transferido na última terça-feira (8), após internação no Hospital Margarida. Ele foi acometido pela Síndrome de Guillain-Barré e perdeu os movimentos dos braços e das pernas no último fim de semana.
De acordo com as informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de João Monlevade, Revetrie está sendo acompanhado por uma equipe médica da unidade de saúde e está recebendo os medicamentos do seu tratamento desde a última quarta-feira (9). Segundo os médicos, serão aguardados quatro dias para que os medicamentos façam efeito e novos exames sejam realizados. O Hospital das Clínicas é referência no estado no tratamento da doença.
O parlamentar passou mal no último sábado (5) e se dirigiu ao Hospital Margarida, onde foi atendido e medicado, sendo liberado no mesmo dia. No domingo (6), o vereador perdeu o movimento das pernas e voltou à casa de saúde, onde ficou internado até o fim da tarde de terça-feira e realizou exames. No Margarida, Revetrie também perdeu o movimento dos braços. Ainda em João Monlevade, foi diagnosticada a Síndrome de Guillain-Barré.

A Síndrome

A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença grave que afeta o sistema nervoso, caracterizada por quadro de fraqueza progressiva. A síndrome é rara e pode ser desencadeada por uma virose, entre esses, a do vírus Zika ou pelo vírus causador da dengue. A síndrome pode apresentar diferentes graus de manifestação, desde leve fraqueza muscular em alguns pacientes ao quadro raro de paralisia total dos quatro membros.
De acordo com especialistas, a síndrome é uma reação autoimune do corpo, através da qual o organismo começa a combater um microorganismo, como vírus ou bactéria, e acaba atacando a si próprio. Não existem formas de evitar a doença e as informações sobre a origem são controversas. Dois terços dos casos da Síndrome de Guillain-Barré são precedidos por quadros de gripe ou diarreia e todos os sintomas aparecem em até quatro semanas após os primeiros sinais. A doença é mais frequente em homens e em pessoas na faixa dos 40 anos, mas pode atingir também indivíduos em outras idades.
A imunoglobulina é o principal tratamento durante a crise, para que a doença estacione. A fisioterapia é outro tratamento para que o paciente recupere os movimentos perdidos.

Suplente

Caso o vereador Revetrie Teixeira tenha que se licenciar do cargo na Câmara Municipal, assume sua cadeira seu primeiro suplente, o servidor público e promotor de eventos Rael Alves, também do MDB.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Câmara, ainda não há qualquer informação sobre um possível licenciamento de Revetrie, já que o ocorrido é muito recente e o Legislativo está em recesso parlamentar. A decisão sobre o assunto deverá ser tomada apenas após o retorno das atividades da Casa, em fevereiro.